Disney cria tecnologia para deficientes visuais “sentirem” shows de fogos de artifício
Os shows de fogos de artifício da Disney podem, em breve, se tornar mais inclusivos para visitantes cegos e com deficiência visual. A área de pesquisa da empresa desenvolveu uma nova tecnologia háptica, permitindo que estes visitantes “sintam” os fogos.
A novidade usa jatos de água direcionáveis para atingir este efeito. Eles são pulverizam na parte traseira de uma tela flexível, que pode ser tocada pelos visitantes. É uma abordagem de baixo custo, mas que mesmo assim permite que os efeitos sejam renderizados com alta resolução, segundo a Disney Research.
O dispositivo utilizado é independente e montado sobre rodas, para facilitar sua mobilidade. Já a bomba dos jatos d’água é um dispositivo médico, projetado para ser quase silencioso. O único som que emitem é no momento em que os os jatos tocam a tela. Diferentes bicos são capazes de recriar diferentes efeitos de fogo de artifício. Confira como fica o resultado final:
“Um estudo com usuários demonstrou que os efeitos táteis são análogos ao que os fogos de artifício visuais representam, com os usuários sem deficiência sendo capazes de rotular a correspondência correta dos efeitos tácteis com os fogos”, afirma um relatório apresentado pela Disney Research. “Além da aplicação específica, a tecnologia representa uma abordagem inovadora e econômica para fazer displays táteis grandes e escaláveis, com potencial para um uso mais amplo, como o uso de balões por pessoas surdas para sentir música.
- 21 de November de 2017
- Disney, Disney Research, Especiais