Explorer Canoes (Shanghai Disneyland – Treasure Cove)
Tipo: canoas Duração: cerca de 5 a 10 minutos (depende da disposição dos visitantes para remar!) Tamanho das filas: médio Filas especiais: nenhuma Termômetro do medo: 0 de 5 Possibilidade de ficar molhado: 0,5 de 5 (talvez alguns respingos na hora de embarcar e desembarcar e durante o percurso)
A maioria dos hóspedes não sabe disso, mas há uma atração nos parques da Disney que é 100% não-mecanizada. O movimento é feito pelos próprios visitantes, sem nenhuma via para nos impulsionar ou nos guiar na direção certa. É a clássica Explorer Canoes (ou “canoas de exploradores”). Apresentada pela primeira vez como uma expansão da Frontierland na Disneyland em 1956, ela depois atravessou o Oceano Pacífico até a Tokyo Disneyland e mais recentemente à Shanghai Disneyland.
Em Xangai, estas grandes canoas conectam as duas áreas vizinhas (e exclusivas do resort) Treasure Cove e Adventure Isle, levando os visitantes a um passeio pelo rio que banha ambas. Como seu primo original na Disneyland, é uma oportunidade de ver algumas das incríveis vistas destas áreas de um ângulo diferente, e até mesmo cruzar novos lugares que só podem ser vistos neste passeio.
As canoas usadas aqui são modeladas de acordo com canoas feitas de troncos de árvores de tribos nativas da América do Norte – porém bem maior, com a versão da Disney podendo acomodar até vinte pessoas. Com esta temática, elas poderiam fazer mais sentido como parte da Frontierland do que na Treasure Cove, toda tematizada de piratas. Por isso, a Disney criou o personagem “Bilge Rat” Bill, um pirata que se tornou o dono do passeio para convidados na fictícia cidade espanhola que existe na área.
Remando na Disney?
É fácil para os visitantes remarem no Explorer Canoes, mesmo que nunca tenham feito isso antes na vida. Logo no começo, há uma pequena lição – em mandarim, mas muito visual para todos entenderem. E mais: os Cast Members embarcam junto com nós e ajudam a remar durante o percurso. São eles, por exemplo, quem guiam as canoas na direção certa e aceleram o barco quando necessário. O personagem Bilge Rat também faz parte do brinquedo, narrando parte do que estamos vendo e interage com os visitantes em terra antes e depois de embarcar. Esta parte, infelizmente, em mandarim, então perdemos este aspecto do storytelling…
Os cenários distintos que vemos em cada área são bastante interessantes. Na primeira parte do passeio, na Treasure Cove (onde é feito o embarque), há rochas no formato de caveira à nossa direita, depois podemos ver os barcos navios afundados à esquerda (da foto abaixo). Já na segunda parte, na Adventure Isle, tudo é verde e cheio de natureza. Até os sons ao nosso redor mudam de tom e ouvimos animais parecidos com florestas tropicais. Também é um ótimo lugar para ter uma vista incrível do castelo Enchanted Storybook e da Roaring Mountain. Esta é provavelmente a principal razão pela qual muitos convidados não ajudam a remar: eles estão ocupados demais filmando ou tirando fotos!
A Explorer Canoes tem um horário diferente das outras atrações na área, encerrando suas atividades mais cedo, no meio da tarde. Se fizer questão de conhecer, leve em consideração na hora de planejar seu passeio pela Shanghai Disneyland!
A atração já esteve presente na maioria dos parques no estilo Magic Kingdom. As versões de Orlando e Paris, no entanto, não resistiram ao teste do tempo e foram removidas alguns anos depois de inauguradas. Nos resorts asiáticos mencionados no início do texto, o conceito dos visitantes garantirem o movimento dos próprios barcos pegou e faz sucesso.
- 2 de October de 2023
- Adventure Isle, Disney, Explorer Canoes, Shanghai Disneyland, Treasure Cove