Happily Ever After: o mapeamento de projeção do novo show noturno no Magic Kingdom
Desde que a Disney lançou o show noturno The Magic, The Memories & You no Magic Kingdom em 2011, o mapeamento de projeção tornou-se “A” ferramenta para este tipo de show nos parques temáticos em todo o mundo. Nos parques Disney a ferramenta tornou-se essencial. Atualmente quase todos os shows da empresa utilizam o mapeamento, e ele virá no Happiness Ever After, espetáculo que tem a complicada missão de substituir o Wishes!, favorito dos visitantes desde sua estreia em 2003.
Pessoalmente, eu gosto desta tecnologia. Acredito que elas trouxeram uma nova dimensão para este tipo de show, especialmente se utilizadas da maneira correta. Como qualquer efeito especial, ela fica melhor quando combinada a uma excelente trilha sonora, fogos de artifício, e um storytelling emotivo (no caso de um parque Disney). Por fim, o mapeamento não pode relevar o plano de fundo que utiliza. Nada mais lindo do que ver personagens saindo das janelas do Enchanted Storybook Castle da Shanghai Disneyland, ou dançando nas torres do Le Château de la Belle au Bois Dormant na Disneyland Paris.
Os outros usos do mapeamento
Como tantas outras tecnologias nos parques, o mapeamento de projeção também é utilizado em outras atrações e show. O Universal Studios Hollywood o utiliza para fazer balas voar na cena de ataque da prisão no brinquedo de The Walking Dead. No vizinho Disney California Adventure, o mapeamento de projeção faz com que a princesa Anna “congele” no show Frozen – Live at the Hyperion. Na próxima década, consigo imaginar ainda mais usos para a tecnologia, incluindo nas filas, tornando-as mais impressionantes e interativas.
O uso de mapeamento de projeção nos shows noturnos traz um novo desafio operacional, porém. Com tanta ação acontecendo no Cinderella Castle, todo mundo quer assistir ao espetáculo bem emfrente a ele, ao invés de assistir às explosões de qualquer lugar no parque – como era possível no Wishes. Essa é uma grande parte da razão pela qual a Disney derrubou todas as árvores no hub central do Magic Kingdom, encheu metade do antigo canal do local e transformou o centro do parque em uma gigantesca área de espera para os shows noturnos.
Há alguns anos, quando a Disneyland enfrentou um problema similar com seu show Disneyland Forever, ela teve a brilhante ideia de colocar efeitos de projeção inteligentes em todo o parque. Tinha projeção nos prédios da Main Street, na montanha-russa Matterhorn Bobsleds e na fachada do it’s a small world Small World. Tudo para distribuir seus visitantes por todo o parque.
Até o momento, nada similar está previsto para o Happily Ever After. Mas a Disney pretende levar o mapeamento de projeção para um novo nível no show. A equipe responsável colocou como uma de suas maiores preocupações levar a tecnologia além, e pretende utilizar o castelo como um personagem mesmo. Ele não é só um cenário. Ganha vida própria, movimentando-se durante o show.
O Happily Ever After também promete integrar o mapeamento aos fogos de artifício e luzes, para que tudo seja coeso de maneira única para os visitantes. Parece que a Disney sabe que tem um desafio e tanto em mãos para que os parkaholics aceitem o substituto do Wishes!
O novo show estreia dia 12 de maio.
- 26 de April de 2017
- Disney, Happily Ever After, Magic Kingdom, Orlando, Walt Disney World Resort, Wishes
Humberto
12 de maio de 2017O Wishes terá um lugar especial no meu coração
Humberto
18 de maio de 2017Eu não me canso do Happily Ever After! Eu me apaixonei por esse LACRE!
Renata Primavera
18 de maio de 2017Bom saber que fãs do Wishes estão aceitando o Happily Ever After!