King’s Cross Station (Universal Studios Florida – Diagon Alley)
A King’s Cross Station é possivelmente a locação real mais famosa a aparecer com frequência no universo de Harry Potter. Nos livros e filmes, a grandiosa estação de trem de Londres é o ponto de embarque no Hogwarts Express; local onde Harry Potter conheceu seu melhor amigo, Rony, e a futura esposa, Gina, após atravessar a famosa “Plataforma 9 3/4”, escondido por magia entre as plataformas 9 e 10 da estação.
Segundo o site Pottermore, criado pelo autora J.K. Rowling, essa seria a origem da plataforma:
Quando Ottaline Gambol ordenou a construção de um trem trouxa para servir como o novo meio de transporte para os alunos de Hogwarts, ela também pediu a construção de uma pequena estação na vila de Hogsmeade . O Ministério da Magia considerava, no entanto, que a construção de uma estação de bruxos no meio de Londres não passaria desapercebida tão facilmente pelos trouxas. Foi Evangeline Orpington, ministra entre 1849 e 1855, quem teve a ideia de adicionar uma plataforma escondida na recém-construída estação de Kings Cross, e que seria acessível apenas para bruxos e bruxas. Em geral, isso tem funcionado bem, embora tenham havido pequenos problemas ao longo dos anos, como bruxos e bruxas que abandonaram malas cheias de livros de feitiços pelo chão da estação, ou então desapareceram através da barreira sólida fazendo muito barulho. Normalmente diversos funcionários à paisana do Ministério da Magia ficam à disposição no local para lidar com quaisquer memórias trouxas inconvenientes que possam precisar de alteração no início e no final de cada ano letivo em Hogwarts.
Na vida real, a King’s Cross é uma das estações ferroviárias mais movimentadas de Londres. É um dos terminais da linha principal da costa leste, que vai de Londres à Edimburgo, na Escócia. Depois do sucesso dos livros de Harry Potter, tantos turistas faziam fila para tirar fotos nas plataformas que uma “Plataforma 9 3/4” oficial foi criada. Ela já mudou de lugar algumas vezes, e atualmente está no saguão de partidas Oeste, ao lado de uma loja de mercadorias oficias da franquia. Várias cenas dos longas foram filmadas na estação verdadeira, embora o exterior da estação adjacente St. Pancras tenha sido usado em Harry Potter e a Câmara Secreta.
Em Orlando, a Universal recriou em detalhes o exterior da King’s Cross. Localizado no sul da fachada de Londres para o Beco Diagonal (mais próxima da futura atração de Velozes e Furiosos), ela fica na parte externa da área do Universal Studios Florida. Ela é parte do mundo dos trouxas, afinal, e deve ficar de “fora” da Diagon Alley em si.
Os visitantes entram na estação através de uma fachada realista. Lá continuam através de um corredor até o terminal principal. O Hogwarts Express em si está localizado no piso superior do edifício do terminal, acima da fila. Já os visitantes que fazem o caminho contrário – embarcando em Hogsmeade na área The Wizarding World of Harry Potter localizada no Islands of Adventure – sairão na King’s Cross, indo direto para a fachada de Londres. Eles não tem um atalho direto para o Beco Diagonal.
6 Comentários