O novo perfil dos visitantes nos parques temáticos
O perfil dos parkaholics está mudando. Esqueça aquela imagem das famílias felizes dominando os parques temáticos, pois há um novo público em cena. É o que diz uma nova pesquisa completa sobre o assunto, feita pela empresa de design de atrações PGAV Destinations. Apesar de estar focada somente no mercado norte-americano, a “Voice of the Visitor: 2017 Annual Outlook on the Attractions Industry” é relevante por englobar o maior mercado do mundo, Orlando e região.
O relatório final é enorme e pode ser lido na íntegra aqui. Mas o Parkaholic fez uma seleção de algumas das conclusões mais interessantes.
Tchau, tchau famílias
Um grupo específico de pessoas está cada vez mais interessado nos parques temáticos: os Millennials (jovens nascidos nos anos 80 e 90). De acordo com o relatório, sua presença nos parque aumentou quase 10% em 2016, com 42% dos entrevistados nesta faixa etária dizendo que eles tinham visitado um parque temático no ano passado – em 2015, esta porcentagem era de apenas 33%.
Os Millenials atualmente são o grupo que mais visita um parque. No ano passado 50% dos visitantes tinham entre 18 e 34 anos. Já famílias com crianças de menores de 18 anos ficaram no segundo lugar, com 42%, queda de 6% em relação ao ano anterior.
Perto de casa
A consolidada estratégia de investir em visitantes internacionais para o parque pode estar com osdias contados. Em 2016, apenas 52% dos entrevistados pela PGAV viajaram mais de 80 quilômetros para visitar um parque temático, uma queda de 9% em comparação ao ano anterior. Parece que a crise está mudando os planos dos americanos, que estão mais dispostas a conhecer as atrações próxima de casa.
Mais dinheiro envolvido
Todo ano tanto o Walt Disney World Resort quanto o Universal Orlando Resort aumentam os preços de seus ingressos, para desgosto de todos os visitantes. No entanto, apesar de toda nossa revolta, esta estratégia pode estar funcionando muito bem para a indústria, com a renda familiar média do visitante regular norte-americano (e o que mais visita os parques do país) sendo muito maior do que se imagina.
De acordo com os dados mais recentes do censo nos EUA, a renda familiar média anual nos Estados Unidos é de cerca de 55 mil dólares. Já o visitante do parque temático típico tem uma renda familiar de quase 90 mil dólares, quase o dobro. Então não se surpreenda se os valores dos ingressos continuarem subindo nos próximos anos…
- 31 de May de 2017
- parques temáticos, Universal Orlando Resort, Walt Disney World Resort