TOP 5 – Melhores filmes estrelando parques temáticos
As estreias recentes de Tomorrowland – Um Lugar Onde Nada É Impossível e Jurassic World só provaram mais uma vez o que a gente aqui no Parkaholic sempre soube: os parques temáticos são bacanas em todos os lugares, sejam ao vivo ou na tela do cinema.
Às vezes, eles servem de meros cenários. Mas a gente gosta mesmo quando sua participação é crucial para o desenvolvimento da história, para a gente ter mais e mais tempo de parques nas telas.
Segue nossa lista com os filmes que mais gostamos com BASTANTE parques de diversão na tela.
5- Zumbilândia
Num mundo dominado por zumbis sedentos por sangue humano, um parque temático pode ser o último lugar habitável dos Estados Unidos. Essa é a premissa que move o quarteto principal da comédia de humor negro Zumbilândia, que passa todo o filme em busca do tal “Pacific Playland”, em Los Angeles. SPOILER ALERT: realmente o local está livre de zumbis! Mas, quando eles resolvem acionar todos os brinquedos para se divertirem, as sons e luzes atraem TODAS as criaturas em volta. Começa uma carnificina contra milhares de zumbis enquanto eles estão nas atrações, numa cena divertidíssima que valeu o lugar do filme na lista!
Curioso é que as filmagens dessa cena final realmente foram feitas em um parque. Ele se chama Wild Adventure e fica localizado no estado da Geórgia, também nos Estados Unidos.
4- Férias Frustadas
Apesar de só aparecer no final da clássica comédia dos anos 80, o parque fictício Walley World é a razão pela qual todo o filme acontece. Clark (Chevy Chase), pai da família Griswold, que passar mais tempo ao lado dos filhos adolescentes (ou seriam “aborrescentes”?). Por isso, inventa de colocar a família toda em um carro e atravessar os Estados Unidos de costa a costa (é chão, viu!) para chegar ao maravilhoso Walley World!
SPOILER ALERT MAIS UMA VEZ: depois de muitos problemas no trajeto, a família chega ao parque e ele está fechadíssimo para o público! Clark praticamente enlouquece e resolve render o segurança no local para que os Griswold possam curtir as atrações, e quase vão presos!
O bacana é que você provavelmente já viu ou foi no Warley World na vida real! As cenas dentro do parque foram gravadas no Six Flags Magic Mountain; isso mesmo, aquele da Califórnia lotado de atrações radicais! As duas montanhas-russas em que a família anda no filme, inclusive, estão no parque até hoje. São a Revolution e a Colossus, que acaba de ser reformada e se chama Twisted Colossus.
3- Free Willy
Muito antes de Blackfish detonar a imagem do SeaWorld nos cinemas com seu exposé dos maus-tratos que os animais sofrem nos parques temáticos, Free Willy já era um pequeno “filme-denúncia” aos maus-tratos sofridos pelas orcas nos parques temáticos.
O garoto rebelde Jesse arranja um trabalho num parque com animais marinhos e a única pessoa, ou melhor animal, que o entende é a também rebelde baleia de lá, que se recusa a atuar nos shows e ficar próxima dos visitantes. SPOILER ALERT: num não tão spoiler assim, já que a cena ficou superclássica, Jesse consegue ajudar Willy a escapar para o oceano para ficar junto à sua família, com a orca realizando um espetacular salto sobre o garoto e a barreira do parque. Ambos se despedem, emocionados.
Tocante para o público, mas terrível para parques do gênero, afinal o vilão do filme é dono do lugar, que força a baleia a ficar lá contra sua vontade…
2- Tubarão III
Outro que não ajudou em NADA na reputação do SeaWorld, já que o filmes se passa LITERALMENTE dentro do parque! Sabe aquele corredor de vidro, que os visitantes entram dentro para ver os tubarões nadando em volta? Imagine se você vê um corpo lá dentro de alguém que morreu atacado por um dos animais? Ou pior ainda, o vidro ESTOURA e os tubarões vem atrás de você?? É esse pesadelo que vivem as pessoas de Tubarão III.
Fãs do filme dirigido por Steven Spielberg, porém, não esperem grandes coisas dessa continuação! Lançada como caça-níquel nos anos 80 surfando em uma das ondas 3D que aconteceram naquela década, esse longa é uma sucessão de cenas visíveis e efeitos especiais patéticos, tipo esse da foto, que ilustra exatamente como a cena acontece no filme. Pois é, a foto não tá ruim, os efeitos que são ridículos assim mesmo! Ele entrou no nosso Top 5 porque não é toda hora que se vê um filme de terror passado dentro de um parque que existe na vida real! Como o SeaWorld deixou essa passar, ninguém sabe…
1- Jurassic World
Esqueça o desastre final, com milhares de pessoas morrendo por ataques de dinossauros. Que fã de parques temáticos não pensou em algum momento do filme que queria alguma daquelas atrações hoje, num parque de verdade? O Parkaholic se apaixonou pela área infantil onde você anda em Triceraptors e amou a ideia de um show aquático em que os assentos se baixam para o mesmo nível das criaturas marinhas, para você vê-las de perto! E as bolinhas que você controla no meio dos bichos? Busch Gardens e Animal Kingdom, quero para ontem, por favor!
Sem contar as referências ao Universal Studio Hollywood, como as escadas rolantes aos montes na entrada e o Jimmy Fallon como host do tour das bolinhas. Demais e total merecedor no primeiro posto na nossa lista!
Menções honrosas que quase entraram na lista:
– Walt nos Bastidores de Mary Poppins: a cena é até curta, mas aquele momento em que Walt Disney (Tom Hanks) recebe P.L Travers (Emma Thompson) no Disneyland Park é linda, e inteiramente gravada no parque real!
– Tomorrowland – Um Lugar Onde Nada é Impossível: o filme pode ter ido mal nas bilheterias, mas o Parkaholic amou e contou tudo sobre as referências aos parques no post Tomorrowland, um filme cheio de referência aos parques Disney.
– Piranha 3DD: essa maravilha trash se passa todo dentro de um parque aquático. Não é para os estômagos fracos nem para os menores de idade, com certeza!
- 17 de July de 2015
- Animal Kingdom, Busch Gardens, Férias Frustadas, Free Willy, Jurassic World, SeaWorld, Six Flags Great Adventure, Top 5, Tubarão III, Zombieland