Vaikuntudo (Beach Park)
Tipo: toboágua Tornado Duração: 40 segundos Tamanho das filas: pequeno a médio Filas especiais: nenhuma Termômetro do medo: 4 de 5 Restrição de altura: crianças com menos de 122cm não podem entrar na atração
É quase impossível não ser impactado pelo Vaikuntudo quando você começa a pesquisar sua viagem para o Beach Park. Mesmo com seus três anos de vida, o brinquedo ainda é uma das estrelas do parque aquático e é amado por 10 entre 10 visitantes que tem coragem de encará-lo. Então, nada mais natural do que a expectativa estar altíssima quando cheguei para a minha primeira visita ao Beach Park no fim de 2018.
No universo dos parques aquáticos, o Vaikuntudo é conhecido como um toboágua no estilo Tornado. Isso significa que, em algum momento durante o percurso, vamos encarar uma estrutura como a da parte esquerda da foto:
É um funil gigantesco, por onde a boia entra e fica num sobe e desce radical por alguns segundos, até sair pelo buraco no fim – uma espécie de “ralo” dessa enorme “bacia”. Os toboáguas desta categoria utilizam uma tecnologia patenteada conhecida como “raio de redução”: o tal funil é projetado cuidadosamente para ser mais estreito e proporcionar uma trajetória perfeita para os visitantes que estão na boia.
O Vaikuntudo é nada mais, nada menos, que recordista neste estilo, sendo o maior do mundo! Com 23,5m de altura (o equivalente a um prédio de oito andares), seu funil gigantesco está posicionado a mais de 20 metros do chão. Não chega a ser o mais alto toboágua do parque (o Insano ganha neste quesito, com seus 41 metros), mas já proporciona uma altura boa o bastante para dar aquele frio na barriga quando começamos a subir a escadaria do brinquedo. E que escadaria! Felizmente, o Beach Park pensou em nós, pobres parkaholics fora de forma, e colocou uma esteira para levar a boia grande da atração diretamente para o topo, sem que a gente precise carregar.
Vaikuntudo mesmo?
Localizado mais ao fundo do parque, é preciso uma pequena caminhada da entrada principal até o Vaikuntudo. Chegando lá, um funcionário faz a pergunta essencial logo na entrada: qual o seu peso? Não precisa se sentir ofendido; por questões de segurança, o peso máximo permitido na boia é de até 320 quilos, e são necessárias quatro pessoas por vez. Ou seja, se você está num grupo menor (como era meu caso), é preciso esperar até que tenha completado um grupo com quatro visitantes antes mesmo de subir na estrutura do Vaikuntudo. No geral, esperamos no máximo 10 minutos até reunir o número necessário (e não tivemos que esperar mais nada, porque as filas praticamente somem por conta desta exigência).
Já no topo da estrutura, as quatro pessoas se posicionam na tal boia grande e começa o passeio! Depois de algumas curvas lá no alto, a boia entra numa descida direto para o funil. Não sei se haviam reparado ao olhar a imagem acima, mas o funil é totalmente aberto na lateral. Confesso que não me toquei disso até o exato momento em que estava lá, gritando, dentro do funil. É um detalhe que faz a diferença e só aumenta a tensão quando você está lá, em cima, curtindo a atração!
Se há uma crítica ao Vaikuntundo, é sua duração. Com apenas 40 segundos, fica uma sensação de que é um pouco curto. Principalmente no trecho após o funil, que se resume a algumas poucas curvas.
Saiba mais sobre o Beach Park:
- 29 de January de 2019
- Beach Park, Parques aquáticos, Toboágua Tornado, Vaikuntudo