Disney e o problema de Donald Trump no The Hall of Presidents
Prova da importância da Disney para os Estados Unidos é a atração The Hall of Presidents. Um dos primeiros atos quando um novo presidente do país toma posse é gravar seu discurso para seu Audio-Animatronics da atração no Magic Kingdom. Esta nova tradição da presidência começou com Bill Clinton e, desde então, Bill, George W. Bush e Barack Obama foram imortalizados com suas vozes no brinquedo. Mas, como o mundo sabe, o novo presidente é Donald Trump, e sua controversa administração até o momento trouxe um grande problema para a Disney.
O The Hall of Presidents foi fechado no início do ano para a inclusão de Trump e a retirada do Audio-Animatronic de Barack Obama como o protagonista. A data programada para o término está chegando (dia 29 de junho), e parece que a Disney ainda não sabe ao certo o que fazer. Bob Iger acaba de deixar o Conselho Consultivo da Casa Branca, por conta da retirada dos EUA do Acordo de Paris, e há uma petição ativa lá fora, com milhares de assinaturas pedindo para que o atual presidente não tenha um discurso durante o brinquedo. Estes são apenas alguns dos motivos para que a empresa tema colocar Trump como destaque em uma de suas atrações no parque temático mais visitado do mundo.
Historicamente a Disney teria uma ótima solução para agradar a todos os lados. Na versão original da atração na Liberty Square, antes de Clinton ganhar voz própria, apenas os Audio-Animatronics dos presidentes Geroge Washington e Abraham Lincoln falavam no The Hall of Presidents, e o restante dos presidentes retratados permanecia em silêncio. Se decidir seguir desta maneira, Trump seria incluso no brinquedo, mas ficaria no fundo, sem chamar atenção.
Aguardamos ansiosamente pelo fim de junho para ver como a Disney vai lidar com esta situação no Magic Kingdom.
UPDATE: A Disney se pronunciou sobre o caso. De acordo com Jacquee Wahler, vice-presidente de comunicações da Disney “o mesmo que fizemos com outros presidentes, é o mesmo plano que temos para o presidente Trump”. Quando perguntaram se ele teria uma participação com falas, então, Wahler disse que ele iria.
Apesar desta confirmação, a empresa diz que haverá um atraso na reabertura da The Hall of Presidents, que deve ser reaberta somente no fim de 2017.
- 5 de June de 2017
- Disney, Donald Trump, Liberty Square, Magic Kingdom, Orlando, The Hall of Presidents, Walt Disney World Resort