By 

Parkaholic na Europa – os melhores parques temáticos – parte 1


Por motivos de vida, estou morando em Londres nos últimos meses, onde devo ficar até pelo menos o final de 2017 (e sim, esta é uma das melhores cidades do mundo!). A mudança foi o óbvio pontapé inicial para levar adiante um roteiro que tinha há tempos em mente: ir a fundo e conhecer melhor todos os parques temáticos da Europa!

Devo confessar que, quando comecei a minha pesquisa, conhecia apenas um terço dos parques mais interessantes daqui. Claro, o Disneyland Paris Resort todo mundo interessado em parques temáticos já ouviu falar – e felizmente já tinha ido ao complexo anteriormente. Mas a quantidade de parques interessantes para visitar em todo o continente genuinamente me surpreendeu, assim como sua variedade de temas, atrações elogiadas e premiadas e tempo de existência (tem parque mais antigo do que a Disneyland!).

Mesmo estando a um curto voo de distância da maioria deles, o tempo e orçamento não vão permitir que eu mantenha aquela plano ousado de conhecer todos. Então fiz uma lista mais sucinta do que irei visitar e, claro, mostrar para vocês. Um dos quesitos que levei em consideração para começar a escolher foi checar quais eram os parques mais visitados do continente. Acredito que, se o parque é popular, ele tem algo de especial. A listagem oficial mais recente é de 2015 (a de 2016 ainda não saiu), segue abaixo:

  1. Disneyland Park Paris (França)
  2. Europa Park (Alemanha)
  3. Tivoli Gardens (Dinamarca)
  4. De Efteling (Holanda)
  5. Walt Disney Studios Park (França)
  6. PortAventura (Espanha)
  7. Liseberg (Suécia)
  8. Gardaland (Itália)
  9. Legoland Windsor (Inglaterra)
  10. Alton Towers (Inglaterra)

 

Além disso, estou levando em consideração outros fatores como localização, acessibilidade, preço e lançamentos em 2017. No fim, não se preocupe; vai ter muita, MUITA coisa interessante para mostrar no Parkaholic nos próximos meses! Esta é a primeira leva do roteiro, entre dezembro/16 e março/17, só para dar uma noção geral dos parques temáticos que mostraremos:

1- Winter Wonderland (Londres, Inglaterra)

Winter Wonderland

O primeiro parque da lista acabou entrando de supetão. Minha mudança para Londres acabou acontecendo antes do que havia planejado, e daí pude conferir este parque temático sazonal. No meio da própria Londres fica o famosíssimo parque (este normal mesmo, com natureza), o Hyde Park, e há dez anos é neste local que é montado este incrível parque. Similar ao que vemos nos parques sazonais de praia no Brasil, mas muito maior, variado e melhor qualidade.

É impossível não ficar chocado com o tamanho do Winter Wonderland. Mesmo para um parque regular ele já teria um tamanho significativo, e quantidade de atrações também. A pegada é mais Six Flags do que Disney, ou seja, atrações menos tematizadas e mais focadas no radical. Tinham elevadores, montanha-russas e pêndulos de todos os tipos (mesmo, vi umas coisas que nem sabia que existiam), muitas barracas de comes e bebes, tendas para jogar e ganhar brindes, entre outros.

Além de ser sazonal e somente durar seis semanas, o Winter Wonderland tem uma estrutura diferente do que vemos na maior parte dos parques temáticos modernos. Ele segue um estilo parecido com o da Disneyland entre os anos 50 e 80. A entrada é gratuita, e o visitante pode passear à vontade pela área do parque. Porém cada brinquedo é pago à parte, em torno de 5 a 10 libras (20 a 40 reais) para cada ida. A brincadeira, então, pode ficar bem carinha…

Fizemos um vídeo completo sobre o que vimos de melhor no Winter Wonderland de 2016. Lembrando que o parque só existe entre novembro e o comecinho de janeiro todo ano, caso você queria programar uma visitinha à Londres – e me avisa que a gente sai para tomar um café! 😉

 

2- Disneyland Paris Resort (Marne-la-Vallée, França)

Paris menor

Bom, esse aqui não precisa de tanta apresentação, não é mesmo? O resort da Disney na Europa é meio renegado pelos brasileiros, que não abrem mão de passar mais um dia em Paris para ir no complexo vizinho. Só que eles não têm ideia do que estão perdendo. O primeiro parque, Disneyland Park Paris, não é o mais visitado do continente à toa, com seu castelo lindo e mistura de atrações clássicas como Big Thunder Mountain e it’s a small world com versões únicas da Space Mountain The Haunted Mansion (chamada de Phantom Manor no parque).

O outro parque, Walt Disney Studios Park, pode ser o menor da Disney no mundo e por muito tempo não tinha nada demais, uma cópia mal-feita do Disney Hollywood Studios em Orlando. Mas ele recebeu uma série de novas atrações únicas na última década que o tornou imperdível, incluindo uma miniárea exclusiva de Ratatouille. 

Como se não bastasse isto, o complexo nunca esteve melhor em toda sua história. Em preparação para a comemoração dos 25 anos do Disneyland Park Paris, ele renovou praticamente todas os brinquedos mais importantes e preparou uma série de novidades para a ocasião. A ideia é visitar o complexo ao menos três vezes nos próximos meses, com a primeira tendo acontecido no fim de janeir, então se prepare que vem muito material deste incrível resort!

3- De Efteling (Amsterdam, Holanda)

Der Efteling

Esta semana estou animadíssima para conhecer este icônico parque temático holandês. O De Efteling abriu oficialmente com a Fairytale Forest, uma floresta natural que utilizava estátuas, Audio-Animatronics, áudio e mais para recontar dez contos de fadas – ela existe até hoje e só maior e melhor, segundo os visitantes.

Apesar de continuar apostando no clima dos contos de fadas em sua tematização, em seus 65 anos o De Efteling expandiu bastante sua variedade de atrações. Os favoritos dos visitante são a montanha russa de madeira George and the Dragon, a dark ride que simula um vôo por fadas e trolls em Droomvlucht e a recente Baron 1898, uma montanha-russa de mergulho à lá SheiKra em 2015 – na foto acima.

Muita coisa para ver e mostrar deste parque. Este domingo, dia 5 de março, já dá para ter uma ideia do De Efteling na nossa cobertura ao vivo no Facebook, Instagram e Twitter do Parkaholic!

.

No fim de março, fique ligado aqui no site para a parte 2 do nosso roteiro Parkaholic na Europa!


VEJA TAMBÉM

Explorer Canoes (Shanghai Disneyland – Treasure Cove)
October 02, 2023
Para onde vai o Disney’s Hollywood Studios?
October 05, 2022
História do Halloween nos parques Disney
October 28, 2019
Parques temáticos mais visitados em 2018
October 21, 2019
Epcot inicia processo de megareformulação
October 04, 2019
Revelados os trajes dos Cast Members na área de Star Wars
February 27, 2019
Agora você pode visitar o quarto dentro do Castelo da Cinderela
February 11, 2019
Disneyland Paris anuncia a data de fechamento da Rock ‘n’ Roller Coaster
February 05, 2019
Animação Zootopia terá área temática na Shanghai Disneyland
January 28, 2019

2 Comentários

Leila
Reply 28 de fevereiro de 2017

Um dos parques que quero conhecer eh o da Warner Bross em Madrid

    Renata Primavera
    Reply 1 de março de 2017

    Este é um ÓTIMO plano, com certeza! O parque está na lista dos 20 mais visitados da Europa, e tem chance de entrar na nossa lista... veremos!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *