Quem são os donos dos parques Disney no mundo
Não, este título não é um clickbait para conquistar mais leitores. A Disney não é 100% dona de seus seis complexos no mundo. Ela, assim como o Universal Studios, Six Flags e outras grandes empresas do universo dos parques temáticos, utilizam um artíficio para expandir seus negócios pelo mundo, fazendo associações com empresas e governos locais. A parceria ajuda a cobrir os custos iniciais de construção e, após a inauguração, a manter e expandir os parques.
Descubra quais resorts são 100% Disney e em qual deles a empresa não tem NENHUM direito de propriedade no nosso post especial:
Disneyland Resort (Califórnia) – 100% Disney
Para financiar a construção do primeiro parque Disney, a Walt Disney Company deu ações de propriedade a vários investidores. A empresa manteve um pouco mais de um terço da propriedade para si. Por exemplo, a American Broadcasting-Paramount Theatres, empresa-mãe do canal ABC Television (hoje propriedade da Disney), recebeu uma participação igual à da Walt Disney Company, bem como o direito à uma série de televisão original da Disneyland. Em troca, deu garantia de empréstimos bancários e meio milhão de dólares em dinheiro – uma fortuna à época.
A editora Western Publishing adquiriu uma participação de 13,8% por 200 mil dólares, e o próprio Walt Disney adquiriu 16,55% do parque, juntamente com os diretos da Disneyland Railroad, pagando 250 mil dólares de seu dinheiro. Por fim, o Disneyland Hotel, primeiro hotel de um complexo Disney, foi originalmente construído por Jack Wrather, milionário do petróleo texano. A Disney apenas licenciou o nome.
Em 1960 a Walt Disney Company comprou a parte dos terceiros, e, em 1982, a família Disney vendeu seus direitos de volta para a empresa. A posse do Disneyland Hotel só foi adquirida em 1988.
Atualmente, o Disneyland Resort de Anaheim é 100% da Walt Disney Company.
Walt Disney World Resort (Flórida) – 100% Disney
A Walt Disney Company não só é dona do Walt Disney World Resort, mas tem também o controle governamental sobre esta vasta propriedade. Uma entidade especial foi criada pela legislatura da Flórida, chamada Reedy Creek Improvement District, para dar à Disney a autoridade sobre o planejamento e desenvolvimento do local.
No entanto, os dois primeiros hotéis no Walt Disney World Resort – o Contemporary e Polynesian Village – foram originalmente construídos e eram propriedade da siderúrgica U.S. Steel. Roy Disney negociou a comprar deles pouco antes de sua morte, em 1971.
A Disney se mantém 100% dona do Walt Disney World Resort, mas vendeu parte da terra original para o desenvolvimento privado, incluindo para a construção da cidade de Celebration.
Tokyo Disney Resort (Japão) – 100% Oriental Land Company
O Tokyo Disney Resort foi o primeiro complexo Disney no exterior, e é o único em que a empresa não tem nenhuma participação como dona. Nenhuma participação, zero. Os parques Tokyo Disneyland e Tokyo DisneySea são de propriedade e operados pela Oriental Land Company. Esta, por sua vez, é uma propriedade da Keisei Electric Railway Co., Ltd., Mitsui Fudosan Co., Ltd., e diversas outras corporações japonesas. O resort paga à Disney uma taxa de licenciamento para poder utilizar seus nomes e personagens, mas o parque é operado pela empresa japonesa.
Isto não significa que a Disney não tem nenhuma participação ativa no local. Todas as atrações são criadas pelos Imagineers da Disney. E alguns funcionários Disney ficam no complexo para ajudar a manter os padrões de qualidade e atendimento pela qual a empresa é conhecida.
Pode parecer estranho, mas o Tokyo Disney Resort é considerado um dos melhores e mais bem-preservados complexos Disney no mundo. O Tokyo DisneySea fica frequentemente no topo da lista de melhor parque temático entre os especialistas!
Disneyland Paris Resort (França) – 76,7% Disney, 10% Kingdom Holding Company, 13,3% investidores privados
O antigo resort EuroDisney, hoje conhecido como Disneyland Paris Resort, é operado pela Euro Disney S.C.A.. A companhia é 76,7% proprierdade da Walt Disney Company. O restante se divide entre a Kingdom Holding Company e alguns investidores privados. A Kingdom Holding é um conglomerado da Arábia Saudita fundado pelo príncipe Al-Waleed bin Talal, que fechou um acordo para comprar até 24,5% da Euro Disney em 1994, quando o resort estava em dificuldades financeiras.
Atualmente a Disney está negociando a compra da maioria das ações detidas pela Kingdom Holding Company, aumentando sua participação para 85,7%. A empresa planeja garantir 100% de propriedade da Disneyland Paris até o final de 2017, comprando a participação dos investidores privados.
Hong Kong Disneyland Resort (Hong Kong / China) – 53% governo de Hong Kong, 47% Disney
O primeiro resort chinês da Disney é propriedade da joint venture Hongkong International Theme Parks Limited, cujas ações são divididas entre o governo de Hong Kong e a Walt Disney Company. Quando o parque abriu, em 2005, o governo local possuía uma participação de 57%, enquanto a Disney Company possuía 43%. No final do ano fiscal de 2015, a Disney aumentou sua participação para os atuais 47%.
Embora a Disney seja uma proprietária minoritária do Hong Kong Disneyland Resort, ela supervisiona diretamente as operações do local.
Shanghai Disney Resort (China) – 57% governo chinês, 43% Disney
Assim como seu primo chinês mais velho, o mais novo resort da Disney em Xangai é também uma joint venture entre a Walt Disney Company e o governo chinês, sob o nome de um conglomerado chamado Shanghai Shendi Group.
Atualmente, a Disney possui 43% do resort de Xangai, e o Shanghai Shendi Group 57%. Assim como em Hong Kong, o Shanghai Disney Resort é operado pela Disney.
Fonte: site Attractions Magazine
- 5 de April de 2017
- Complexos Disney no mundo, Disney, Disneyland, Disneyland Paris, Disneyland Paris Resort, Disneyland Resort, Hong Kong Disneyland, Hong Kong Disneyland Resort, parques Disney no mundo, Shanghai Disney Resort, Shanghai Disneyland, Tokyo Disney Resort, Walt Disney World, Walt Disney World Resort