By 

Glossário do Parkaholic


Ao longo do site, utilizamos termos muito comuns no universo dos parques temáticos. Eles poderão ser familiares para alguns leitores, mas criamos esse glossário com breves definições para ajudar:

Audio-Animatronics: uma marca registrada da empresa de engenharia Disney Imagineering, que se refere ao uso de tecnologia robótica para dar vida à diversos personagens, sejam eles humanos ou animais, em shows e atrações nos parques Disney, e hoje copiado por seus concorrentes. Saiba mais sobre eles aqui.

Cast member: na Disney, todos os empregados, especialmente os que trabalham nos parques temáticos, são chamados de “cast members”, algo como “membro do elenco”. Afinal, eles são parte de uma grande encenação feita para os visitantes, que entram num imenso “teatro” em cada um dos parques Disney. Uma das funções mais importantes dos cast members é não “sair de personagem”, para que o visitante se sinta num universo à parte o tempo todo em que está no parque.

Dark ride: o termo tradicionalmente se refere a uma atração em que veículos pequenos, para duas a quatro pessoas, movendo-se lentamente em trilhos em um espaço interno, no escuro. Ao longo do percurso, cenas iluminadas são usadas para criar uma atmosfera específica ou contar uma história. Atualmente, o termo é usado mais amplamente, para atrações que tenham mais luz ou que não utilizem um trilho visível.

E-ticket: muitos anos atrás, os parques Disney cobravam entrada por atração, e não uma só entrada no geral. Os preços eram definidos de acordo com a popularidade de cada, sendo que os “A-tickets” eram os mais baratos e o “E-tickets” os mais populares e caros. Depois que isso deixou de existir, o termo “E-ticket” passou a designar atrações de alto padrão, as melhores entre as melhores.

Fastpass: sistema criado pela Disney, que possibilita a entrada de visitantes em filas alternativas nas atrações mais lotadas, em horários fixos (como fazer a reserva em um restaurante, por exemplo), prometendo uma fila menor do que a regular. Ele evoluiu bastante, e hoje no Walt Disney World Resort, virou o Fastpass+.

Imagineer: nome dado aos empregados da Walt Disney Imagineering (WDI), parte da Disney responsável pela criação, planejamento e construção de tudo que envolve os parques da empresa, seus resorts e hotéis. A palavra vem da combinação de “imagination” (imaginação) e “engineer” (engenheiro). Hoje ela pode se referir a pessoas de outras empresas também, como a Universal.

Photopass (Disney), Photo Connect (Universal) e Amazing Pictures (SeaWorld): fotógrafos ficam espalhados por locais centrais nos parques Disney, Universal e SeaWorld, como em pontos de encontros de personagens ou em construções icônicas, tirando fotos dos visitantes. Eles, então, recebem um cartão que armazena todas as fotos tiradas, que podem ser adquiridas no parque ou posteriormente online (com entrega online ou física, entre outras opções). Algumas atrações que tiram fotos também permitem o armazenamento de fotos nesses cartões.

Quick Queue (SeaWorld e Busch Gardens): sistema pago criado pelo SeaWorld, no formato de uma pulseira, para que os visitantes peguem uma fila separada nas atrações, muito mais rápida que as filas normais. Em alguns parques temáticos ele é limitado ao um único uso por atração; quando este é o caso, há uma opção de compra Quick Queue Unlimited

Single Rider: fila separada criada em algumas atrações para visitantes que não se importam em ir sozinhos no brinquedo. Com isso, pode-se preencher um carrinho de quatro pessoas, que foi ocupado por uma família de apenas três membros, por exemplo. Filas “single rider” costumam ser quase inexistentes, pois andam muito mais rápido que qualquer outra fila.

Siglas para os parques: AK – Animal Kingdom; AQO – Aquatica Orlando; AQSA – Aquatica San Antonio; AQSD – Aquatica San Diego; BB – Blizzard Beach; BGTB – Busch Gardens Tampa Bay; BGW – Busch Gardens Williamsburg; DC – Discovery Cove; DCA – Disney California Adventure; DHS – Disney Hollywood Studios; DP – Disneyland Park; DPP – Disneyland Park Paris; HKD – Hong Kong Disneyland; IOA – Islands of Adventure; MK – Magic Kingdom; SDP – Shanghai Disneyland Park; SWO – SeaWorld Orlando; SWSN – SeaWorld San Antonio; SWSD – SeaWorld San Diego; TD – Tokyo Disneyland; TDS – Tokyo DisneySea; TL – Typhoon Lagoon; USD – Universal Studios Dubailand; USF – Universal Studios Florida; USH – Universal Studios Hollywood; USJ – Universal Studios Japan; USS – Universal Studios Singapore; USSK – Universal Studios South Korea; WDSP – Walt Disney Studios Park.

Universal Express: sistema pago criado pela Universal para que os visitantes peguem uma fila separada nas atrações, muito mais rápida que as filas normais.


VEJA TAMBÉM

Mattehorn Bobsleds reabre na Disneyland, agora com Fastpass
April 27, 2017
Disneyland Resort lança o MaxPass, versão online paga do Fastpass
January 11, 2017
Nova versão da MagicBand já à venda no Walt Disney World Resort
December 17, 2016
MagicBand 2 chega em breve ao Walt Disney World Resort
November 27, 2016
Magic Bands e o Fastpass+ (Walt Disney World Resort)
April 15, 2016
Área temática NÃO é parque – campanha do Park-A-Holic por um jornalismo melhor
March 14, 2016
WALT DISNEY WORLD RESORT – Quiosques de Fastpass+
February 24, 2014

18 Comentários

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *