By 

TOP 5 – Melhores filas do Universal Orlando Resort


Levanta a mão quem já entrou numa atração sem fila, saindo andando rapidamente para o brinquendo em si, e nem se preocupou em olhar para o lado? Com certeza você não é o único. Mas deveria urgentemente repensar se vale a pena fazer isso. Cada vez mais nos grandes parques temáticos as filas estão se tornando um elemento único dentro da atração; seja trazendo itens interativos, detalhes e mais detalhes imersivos ou histórias que complementam a do brinquedo, é fato que as filas passaram a merecer uma atenção especial de nós, os parkaholics.

O Universal Orlando Resort é um dos complexos que tem se dedicado a entregar melhores experiências para os visitantes neste quesito. Foram diversas melhorias na última década em seus dois parques de Orlando, e nós selecionamos as nossas cinco preferidas para você olhar com mais calma numa próxima visita.

5- The Simpsons Ride (Universal Studios Florida – Springfield)

Eu adoro a The Simpsons Ride. Mas os parkaholics das antigas sabem que esta atração nada mais é que um “retrofit” de sua antecessora, a Back to the Future: The Ride. Saiu o tema de De Volta para o Futuro e entrou a série Os Simpsons no lugar. O que, em termos de fila, significa que não havia muito espaço físico disponível para  a inserção de grandes mudanças ou inovações.

Mas é daí que vem a genialidade da fila desta atração. Mesmo com este empecilho, ela conseguiu construir uma história completa, desde o primeiro momento em que entramos nela até a hora do vídeo pré-show, logo antes de entrar no simulador. A estratégia escolhida foi misturar trechos originais estrelados por Homer e cia com clipes de episódios da série que mostrassem elementos de parques temáticos – como o Krustyland, parque do palhaço Krusty que apareceu algumas vezes em Os Simpsons. Um dos melhores momentos inéditos criados especialmente para a atração é o vídeo em que o Doc Brown vivido por Christopher Lloyd (De Volta para o Futuro) é despejado do prédio do brinquedo por Krusty; típico humor Simpson!

Isto é somente na parte externa. Entrando no prédio em si as sacadas geniais continuam. Chegando na primeira sala pré-show, os visitantes são rodeados por cenários que recriam paradas obrigatórias de qualquer parque de diversões, como a barraquinha de comida ou o Guest Relations, com diversos personagens secundários dos Simpsons como atendentes (veja nas fotos acima). Confesso que já dei altas risadas assistindo a estes videozinhos, e o tempo da fila passou sem eu nem perceber. Ou seja, missão cumprida, The Simpsons Ride! 

4- Race through New York Starring Jimmy Fallon (Universal Studios Florida – New York)

Algumas filas são tão, mas tão interessantes, que poderiam muito bem funcionar como uma atração própria. É o caso da Race through New York Starring Jimmy FallonAo invés de esperar em uma fila tradicional, o Universal Studios criou um sistema novo para os visitantes. Nela, não há caminhos fechados por onde andar; você está livre para se movimentar e aproveitar todas as mini-atividades que o amplo espaço tem a oferecer antes de chegar sua vez de ir na atração. O sistema é controlado através de cartões coloridos distribuídos para os visitantes; você sabe que é a sua vez de curtir o simulador quando a luz piscando for a mesma do cartão que recebeu na entrada.

Os corredores da NBC Studios são replicados na parte de baixo do prédio, onde funciona uma espécie de museu para o programa The Tonight Show (que é apresentado por Jimmy Fallon nos EUA), cobrindo todos seus 64 anos de história. Já o andar de cima traz uma mistura de diferentes experiências, que vão desde videogames retros até encontros com personagens icônicos do programa (incluindo o bizarro Hashtag the Panda). Algumas das atividade só fazem sentido se você for fã do The Tonight Show. Outras são divertidas mesmo que você nunca tenha ouvido falar do programa. Como a performance do grupo musical Ragtime Gals, que pega elementos daqueles clássicos quartetos de barbearia, porém com músicas modernas tipo Katy Perry e cheias de piadinhas. Dá uma olhada:

Se a fila é tão cativante e diferente, por que ela não ficou num lugar mais alto do nosso Top 5? Porque ela tem algumas falhinhas. Por exemplo, em épocas com menos visitantes, o Ragtime Gals não se apresenta ou o Hashtag não aparece com frequência. E, se você estiver com mais pressa e só quiser realmente curtir o simulador, ela leva mais de 15 minutos no mínimo para atravessar.

3- Skull Island: Reign of Kong (Islands of Adventure – Skull Island)

A fila para esta atração pode ser um tanto assustadora – e extremamente maravilhosa. Voltamos no tempo, para antes dos acontecimentos do filme original de King Kong. Um grupo de exploradores conhecido como Eighth Wonder Expedition Co. montou uma excursão no local, e nós entramos no acampamento deles antes de embarcar em nossa jornada. O som de um rádio antigo toca enquanto circulamos pelo local, com vista para os enormes portões do templo.

Deixamos a segurança deste acampamento e entramos em uma caverna extremamente escura, cheia de esculturas e crânios amedrontadores. E não para por aí. Um xamã de Audio-Animatronic invoca King Kong de um lado, outra figura Audio-Animatronic, um verme grotesco e gigante, fica balançado numa gaiola, e um ator fantasiado surge do nada, dando sustos nos visitantes. Uma ambientação soturna perfeita para já nos deixar no clima da Skull Island: Reign of Kong, que é, no fim dos dias, um dos principais objetivos de qualquer fila.

Ela já daria uma excelente atração walkthrough por si só (não é mesmo, The Walking Dead?). Mas ganha muitos pontos pelos Audio-Animatronics que tanto amamos!

2- Harry Potter and the Escape from Gringotts (Universal Studios Florida – The Wizarding of Harry Potter – Diagon Alley)

O dragão cuspindo fogo no topo do edifício é só um (enorme) gostinho do que vem a seguir. A primeira vez que você ver o saguão do Banco de Gringotts, vai ficar chocado – no bom sentido. É um enorme e lindo lobby, cheio de lustres cintilantes e pilares de mármore, algo um tanto diferente do que estamos acostumados numa fila tradicional. O melhor, porém, está nas laterais. São os incrivelmente realistas Audio-Animatronics dos Goblins (eles de novo) que trabalham nos bancos. Eles se sentam em suas mesas, preenchendo papéis e contando dinheiro, e de vez em quando olham em nossa direção, como se estivessem desconfiados do que estamos fazendo ali no banco. Ainda não fui na atração com uma criança, mas tenho certeza de que muitas vão achar que eles são de verdade, tamanho o realismo dos bonecos e sua movimentação.

Tão feinhos, tão realistas…

A parte inicial é minha preferida, mas não acaba aí. A jornada continua com a recriação de outras salas do banco, como os cofres e o escritório do personagem Bill Weasley, e um passeio no elevador falso, que leva a ideia do elevador da The Haunted Mansion para o século XXI, usando uma combinação de telas, luzes, efeitos de vento e chão em movimento para fazer você se sentir como se estivesse descendo metros e metros, para chegar até a atração.

1- Harry Potter and the Forbidden Journey (Islands of Adventure – The Wizarding World of Harry Potter – Hogsmeade)

A atração que realmente mudou a maneira como enxergamos as filas do Universal Orlando Resort. Poder conhecer o Castelo de Hogwarts por dentro é o sonho de qualquer fã de Harry Potter há anos. Não só a Universal proporcionou isso, como ainda colocou diversos efeitos visuais e práticos para tornar toda a “magia” real. É muita emoção conferir os retratos em movimento, visitar o escritório de Dumbledore, a sala comunal da Grifinória e da aula de Defesa Contra as Artes das Trevas. Usando uma tecnologia semelhante a um holograma, chamada “musion”, até mesmo Harry, Ron e Hermione parecem aparecer “em pessoa” para conversar com os visitantes.

Difícil encontrar até um não-Potterianos que não fique impactado com a grandiosidade da fila e seus detalhes. Chega ao nível de visitantes que não pretendem ir na atração pedirem para conhecer a fila (ficou interessado nessa opção? É só pedir um “Castle Tour” na entrada!).

Menção honrosa: Men in Black: Alien Attack (Universal Studios Florida – World Expo)

Eu sei que tenho uma paixão anormal por esse brinquedo,que a maioria das pessoas não tem. E não ligo! (risos). Não só amo o brinquedo, amo a fila também, uma das filas mais divertidas no parque – uma pena que não dê para conferir ela quando entrar pelo Single Rider…

O escritório do MIB é recriado, com os alienígenas do filme espalhados por diversas salas, além de mostrar as armas engenhosas. Meu momento favorito é a aparição dos alienígenas gêmeos (eles têm nome, o Idikiukup e Bob!). Dê uma chance à fila (e ao brinquedo) na próxima vez que for ao Universal Studios Florida!

 

Mais sobre as atrações do post:

Men in Black: Alien Attack (Universal Studios Florida – World Expo)

Harry Potter and the Escape from Gringotts (Universal Studios Florida – Diagon Alley)

Skull Island: Reign of Kong abre oficialmente para o público no Islands of Adventure

 

 

Fonte: Orlando Informer e Best of Orlando

VEJA TAMBÉM

Para onde vai o Disney’s Hollywood Studios?
October 05, 2022
Super Nintendo World – uma análise detalhada do que deve vir para a área
December 01, 2019
Parques temáticos mais visitados em 2018
October 21, 2019
Nova atração de Harry Potter ganha nome e data de abertura
February 22, 2019
Universal está construindo o parque temático mais caro do mundo
August 22, 2018
Todos os tipos de Butterbeer à venda no Universal Orlando Resort e Universal Studios Hollywood
July 13, 2018
Universal Studios Japan terá nova atração exclusiva de Minions
May 24, 2018
Comemoração do Ano Novo Lunar em 2018
January 31, 2018
Nova montanha-russa de Harry Potter em construção no Islands of Adventure
January 15, 2018

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *