Walt Disney’s Carousel of Progress (Magic Kingdom – Tomorrowland)
Tipo: show Duração: 18 minutos Tamanho das filas: pequeno a médio Filas especiais: nenhuma Termômetro do medo: 0 de 5 Possibilidade de ficar molhado: 0 de 5
A criação de um complexo de parques na Flórida era um dos grandes sonhos de Walt Disney, que infelizmente faleceu de câncer no pulmão cinco anos antes de ver sua grande obra pronta. Mas Walt teve participação direta em uma das atrações que se encontra no Magic Kingdom até hoje, a Walt Disney’s Carousel of Progress.
A atração foi construída para o pavilhão da GE na Feira Mundial de Nova York em 1964-65 (sabe a feira que aparece em flashback no filme Homem de Ferro 2? É essa!), juntamente com a It’s a Small World e Great Moments with Mr. Lincoln, ambas atualmente no Disneyland Park, na Califórnia. Este também foi o destino original da Carousel of Progress até 1973, quando foi então desmontada e levada para o Magic Kingdom, onde foi oficialmente inaugurada dois anos depois.
A estrutura do show manteve-se praticamente a mesma desde sua estreia na Feira Mundial, mostrando quatro gerações da mesma família vivendo nos dias antes da eletricidade até os dias atuais, em meio às maravilhas da tecnologia para o lar (afinal, o show foi patrocinado pela GE!). Todo o espetáculo é “encenado” por Audio-Animatronics que, mesmo com o passar das décadas, se mantém bem realistas!
Começamos no início do século XX, com o pai de família contando algumas modernidades que acabam de surgir, como as lâmpadas à gás. Na próxima cena, já nos anos 20, a eletricidade chegou e transformou bastante a vida da família, que pode acompanhar as notícias no rádio e bordar na máquina de costurar. Em seguida, nos anos 40, a televisão já está presente na casa, além de uma máquina automática de lavar louça. Por fim, a cena que mais foi alterada desde a inauguração, coloca a família nos dias atuais, envolta por games com realidade virtual, televisores de tela plana e um forno com comando de voz.
O diferencial do Carousel of Progress é que, para trocar de cenas, o teatro gira, revelando um novo cenário para cada nova cena, por isso seu nome de “carrossel”. Além disso, o próprio “elenco” – com exceção do pai e do cachorro, também está em bases rotatórias na lateral do palco, e aparece e desaparece rapidamente e sem chamar a atenção do público.
Por conta da presença essencial da tecnologia na narrativa, a atração já foi atualizada cinco vezes, sendo que a última foi em 1993, quando a música original, “There’s a Great Big Beautiful Tomorrow” (escrita pelos irmãos Sherman, mesmos autores da canção “it’s a small world” e da trilha sonora do longa Mary Poppins), retornou ao show. O nome também foi alterado, com o acréscimo de “Walt Disney”s”, e não sem motivo: muitos afirmam que essa era a atração preferida de Walt, que pediu para que ela nunca fosse removida do parque!
- 31 de January de 2014
- Carousel of Progress, Disney, Flórida, Guia, Magic Kingdom, Orlando, Tomorrowland, Walt Disney, Walt Disney World Resort, Walt Disney's Carousel of Progress
2 Comentários