By 

De Disney MGM-Studios para “empreendimento sem-nome”: o que está acontecendo com o Disney Hollywood Studios?


Quando Walt Disney afirmava que sua mais nova criação, o Disneyland Park, nunca estaria completa e sempre estaria sendo atualizada, nunca imaginou o quão verdadeira seria essa frase para o futuro. Parques temáticos sofrem desse mal. São investimentos grandiosos, inteiramente planejados para pequeno, médio e longo prazo, mas é impossível englobar essas três frontes com o passar de gerações e gerações. Em minha casa foi assim: minha mãe foi ao parque da Califórnia no final dos anos 60, e sua neta foi ao mesmo parque pela primeira vez 40 anos depois. Obviamente muito do que fazia sucesso na era Woodstock nunca atrairia uma criança do século XXI, e assim as mentes por trás desses conglomerados têm que correr para pensar num novo planejamento que, mais uma vez, atenda ao agora mas possa agradar daqui a 20 anos.

Às vezes, uma nova área aqui e atração inovadora ali resolvem o problema de um parque temático. Em outros casos, um rebrand inteiro do parque é necessário para atingir esse objetivo, como foi o caso do parque Disney California Adventure. Mal foi inaugurado – tem menos de 15 anos! – e precisou ser reconstruído para atender ao que o público esperava dele. Acertaram na mosca com a Cars Land e uma reforma total de 1.1 bilhão de dólares, que somente agora está chegando ao fim com a inauguração de uma nova área para o Soarin’ e um novo show do World of Color.

O Disney Hollywood Studios está passando por um processo ao mesmo tempo similar e totalmente diferente. Ele começou como um sucesso em 1989 sob o nome de Disney MGM-Studios e um conceito garantido à época. Um parque que revelava os bastidores do cinema; como os efeitos especiais aconteciam; onde os artistas criavam os futuros clássicos Disney. Pois bem, o tempo passou e esse conceito afundou. De vez. Os visitantes hoje querem imersão sim, mas dentro do universo que conhecem. Saem os bastidores, entram as recriações detalhadas do que vemos nos filmes, ao nosso alcance. Quero comer o que os personagens comem, ter os artefatos que eles carregam, sentir o que eles sentem. O sucesso do concorrente local, o Universal Orlando Resort, com sua área dupla de Harry Potter, veio para sedimentar essa tendência para os parques no presente e futuro.

p593245595-3-580x380

Porém, e não se sabe ainda o porquê, tudo está sendo feito na surdina no Disney Hollywood Studios. Um visitante desapercebido talvez nem note as mudanças no parque. Vai lá, anda na Rock ‘n’ Roller Coaster Starring Aerosmith, The Twilight  Zone Tower of Terror e Toy Story Midway Mania, a santíssima trindade do parque, e vai embora sorrindo e até amando tudo que viu. Mas se prestar atenção vai reparar que nunca se viu um parque Disney em Orlando com tão poucas opções de atrações como acontece no Disney Hollywood Studios atualmente.

Tudo está fechando. Primeiro foram atrações menos concorridas, como o Captain Jack Sparrow, American Film Institute American Idol Experience. Depois um peso-pesado da época da inauguração, o Backlot Tour. Agora, dia 12 de julho, todo o pavilhão Disney Magic of Animation dá adeus. Somando tudo isso, é MUITO espaço não sendo utilizado, e para um parque temático isso significa ESTOU PERDENDO DINHEIRO.

O que é estranho nisso tudo é que a Disney até o momento não se pronunciou oficialmente sobre essa tal grande mudança que vem por aí para o Disney Hollywood Studios, como fez todas as vezes que investiu pesado numa reforma de parque no passado. Quem acompanha o mercado só escuta rumores. Rumores de que o show do Indiana Jones irá fechar. O Lights Motor Action Stunt Show Muppetvision 3D também. E que um novo nome, não-definido, também está a caminho em breve!

.

As cifras no caminho do Disney Hollywood Studios

O mais recente rumor é de que a empresa não prepara um investimento de somente 1, mas 3 BILHÕES para transformar o Disney Hollywood Studios em uma nova experiência de imersão no universo dos filmes que amamos. Será o DISNEY HOLLYWOOD ADVENTURE, e com o novo nome, vem três grandes áreas.

A primeira e mais garantida parece mesmo ser uma Star Wars Land. Utilizando o já existente Star Tours como ponto de partida, ela pode tomar toda a área oeste do parque, onde hoje está o brinquedo do Muppets e o teatro do ex-American Idol Experience. Como se viu na primeira área de Harry Potter, o foco maior será em refazer a área com pontos temáticos e imersivos de entretenimento, restaurantes e lojas, com apenas uma ou duas novas atrações, assim como Hogswarts era a única efetiva nova atração do concorrente.

Outra área que parece garantida é a Pixar Land. Sucesso em Paris e Hong Kong, ela terá como centro o Toy Story Midway Mania e pode ter diversas atrações “importadas” de outros parques Disney, incluindo a Cars Land – a tecnológica Ratatouille The Adventurede Paris, é uma das mais votadas pelos fãs para ir parar no parque, mas parece que Paris tem direiro de exclusividade de 5 anos… O recente hit Divertida Mente também deve entrar nesses planos de última hora, assim como algo inspirado em Monstros SA.

Por fim, e esse é o mais recente rumor, seria uma área para Indiana Jones. Sim, o show continuaria indo embora para dar lugar a uma atração estrelada pelo arqueólogo, talvez nos moldes das que existem no Disneyland Park ou Disneyland Park de Paris.

Segundo o site Slashfilm, segue um rascunho de como o mapa do Disney Hollywood Adventure poderia ficar:

disney-hollywood-adventure

.

Queremos respostas concretas!

E nós também! Bob Iger, o chegão da Disney, foi visto recentemente no Disney Hollywood Studios, o que é mais um indicativo de que novidades vêm por aí em breve. E elas possivelmente virão na exposição D23Expo, maior evento da Disney para o segundo semestre e que o Parkaholic cobre in loco entre os dias 14 e 16 de agosto!

Até lá, cuidado com o que lê por aí online. É um mundo de rumores envolvendo um dos parque Disney mais queridos do mundo. E que você deve se preparar emocionalmente para dizer “Adeus”  em breve…

 


VEJA TAMBÉM

International Festival of the Arts retorna ao Epcot em janeiro
November 16, 2017
Mickey celebra aniversário mais uma vez nos parques Disney
November 03, 2017
Disney Hollywood Studios terá restaurante inédito na Toy Story Land
October 26, 2017
TOP 5 – Atrações novas nos parques de Orlando em 2018
October 19, 2017
Evento no Disney Hollywood Studios celebra novo filme de Star Wars
October 10, 2017
Como a Disney usa o Big Data para melhorar a experiência dos visitantes
September 20, 2017
As atrações em Orlando que estão presentes nos parques desde sua inauguração
August 21, 2017
Disney Hollywood Studios ganha preview center de futuras atrações, no lugar da One’s Man Dream
August 14, 2017
Mission: SPACE reabre no Epcot com nova experiência de voo
August 03, 2017

4 Comentários

Humberto
Reply 13 de novembro de 2016

Queria que Voyage of the Little Mermaid ficasse. Adoro esse show,assimcomo os de Frozen e A Bela e a Fera(que é um grande sucesso)

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *