By 

A Disney comprou a Fox. Como ficam os parques?


Foram quase dois meses de negociações públicas. E agora a The Walt Disney Company é dona da 21st Century Fox. Por 52,4 bilhões de dólares, a Disney levou algumas franquias fortes do entretenimento para seu portfólio, incluindo Os Simpsons, X-Men, American Horror Story, Alien, Planeta dos Macacos, How I Met Your Mother, entre outros. O pacote vai além. A nova dona também recebe diversos canais de TV (FX, National Geographic, Fox Sports, etc) e a participação existente da Fox na Sky e Hulu (concorrente da Netflix e Amazon Prime Video). É um impacto e tanto para o mundo do entretenimento, que vê a Disney ainda mais fortalecida depois da aquisição da Pixar, Lucasfilm e Marvel nos últimos onze anos.

Mas o que isso significa para nós, parkaholics? A realidade é que a Disney já possui mais franquias do que precisaria para colocar em seus parques ao redor do mundo. Toy Story e as princesas já estão bem representadas. Mas Os Incríveis vai ganhar sua primeira atração somente em 2018 e longas de sucesso recente como Divertida Mente Moana são apenas alguns dos que ainda não tiveram uma chance de verdade nos parques.

Os Simpsons, sempre eles, adivinhando o futuro…

Mas o que a Disney pode usar nos parques?

Os planos de desenvolvimento nos parques Disney não acontecem do dia para noite. A lista de tudo que a empresa irá inaugurar está definida até 2021, e pouca coisa deve ser alterada se analisarmos o padrão Disney das últimas décadas. Então a possibilidade é baixa de algo adquirido da Fox ser levada para os parques num futuro próximo.

Se na próxima década a Disney realmente decidir usar alguma franquia Fox em seus parques, terá que enfrentar uma série de limitações. A começar pelas que envolvem a Marvel. De acordo com o licenciamento do Universal Studios com a Marvel, os X-Men e Quarteto Fantástico não podem aparecer no Walt Disney World ou Tokyo Disney Resorts. A leste do Mississipi e no Japão, estes heróis só podem aparecer no Universal Orlando Resort ou Universal Studios Japan como, de fato, aparecem há vários anos, seja em atrações próprias ou com os personagens.

A Marvel Super Hero Island no Islands of Adventure (Universal Orlando Resort)

Outra franquia querida da Fox também já está nas mãos do Universal Studios. Os Simpsons são de propriedade da empresa nos Estados Unidos, e deram origem na última década às áreas Springfield no Universal Studios Hollywood e Universal Studios Florida. Caso a Disney queira colocar Homer, Bart, Lisa e companhia em seus parques, teria que apelar para seus parques internacionais, onde a popularidade da série animada varia de país para país.

A Disney já tem um sucesso da Fox atualmente em seus parques. Este ano Avatar teve sua área inaugurada no Animal Kingdom, e o filme de James Cameron ganhará o status de franquia a partir de 2020, quando o diretor (finalmente) lançar as quatro próximas sequências do longa.

O que sobrou, então? Em termos de live-action, a melhor franquia da Fox nos últimos anos tem sido Planeta dos Macacos. Ela oferece oportunidades interessantes para um parque em termos de ambientação. Mas onde poderia se encaixar nos parques Disney? Sua temática atinge um público similar ao de Avatar Star Wars e, num futuro próximo, os parques do Walt Disney World Resort – com maior capacidade atual de expansão em termos de área) – já terão passado por significativas reformas. Ficaremos de olho em alguma novidade neste aspecto, porém o prospecto não é nada animador.

O mesmo acontece na parte de animação. Enquanto a Disney está de volta ao topo com hits tanto do Walt Disney Studios Animation quanto da Pixar, esta divisão na Fox basicamente se manteve graças ao sucesso de A Era do Gelo e suas continuações. Nada que esteja tão em alta hoje para merecer uma área ou atração nos parques Disney.

O prospecto para quem esperava grandes mudanças nos parques por conta da aquisição não é animador. Fique ligado no Parkaholic para qualquer novidade no futuro – mas não espere grandes coisas…


VEJA TAMBÉM

Disneyland Paris recebe o Marvel Summer of Super Heroes
January 22, 2018
Atração The Circle of Life encerra as atividades no Epcot
January 12, 2018
Marvel Universe (Shanghai Disneyland – Gardens of Imagination)
January 10, 2018
Parques Disney terão prévia de novo filme Uma Dobra no Tempo
January 02, 2018
Walt Disney World Resort expande Extra Magic Hours para hotéis regulares em 2018
December 30, 2017
Filme Up – Altas Aventuras ganha show no Animal Kingdom
December 12, 2017
Disney leva quatro Prêmios Thea por atrações de Avatar, Frozen e Guardiões da Galáxia
December 05, 2017
Disney cria tecnologia para deficientes visuais “sentirem” shows de fogos de artifício
November 21, 2017
International Festival of the Arts retorna ao Epcot em janeiro
November 16, 2017

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *