“Once Upon a Time” Adventure (Shanghai Disneyland – Fantasyland)
Tipo: walthrough interativo Duração: em torno de 10 minutos (depende do ritmo do visitante) Tamanho das filas: médio Filas especiais: nenhuma Termômetro do medo: 0 de 5 0 Possibilidade de ficar molhado: 0 de 5
Os castelos Disney são lindos, símbolos imponentes dos parques estilo “Magic Kingdom” criados por Walt Disney nos anos 50. Eles, porém, podem causar um certo desapontamento quando o visitante os conhece pela primeira vez. Ótimos para tirar fotos, muitos deles param por aí. Você não pode entrar e passear livremente dentro deles, a não ser que possua uma reserva no restaurante dentro (caso do Cinderella Castle).
O Enchanted Storybook Castle veio para consertar de vez essa, digamos, falha. Não só ele possui duas atrações que se passam em seu interior, mas a “Once Upon a Time” Adventure, que faremos a review aqui, atravessa um pedaço gigantesco da construção, proporcionando vistas incríveis do castelo.
Como começa a “aventura”
A entrada para o “Once Upon a Time” Adventure (não confundir com a série da ABC de mesmo nome e que também está relacionada ao mundo dos contos de fada) fica na parte de trás do castelo. Sinceramente, não parece grande coisa e poderia até passar desapercebida; uma simples porta que nos leva ao primeiro salão.
É lá que começamos a entender como funcionará a atração. Quer dizer, mais ou menos entender, afinal o “Once Upon a Time” Adventure infelizmente tem um gravíssimo problema: como outras atrações do Shanghai Disneyland Park, é inteirinha em mandarim! Ao contrário de outros brinquedos, porém, o visual é realmente o atrativo aqui, e conseguimos entender o que está acontecendo – especialmente se você se lembra da história de Branca de Neve e os Sete Anões, que é o foco da atração.
Como todo walkthrough, não há carrinhos aqui. Ficamos o passeio inteiro andando à pé e, por estarmos literalmente dentro do castelo, há muito sobe e desce com escadas, dificultando o acesso para cadeirantes e outras pessoas com dificuldade de locomoção. A primeira sala em que entramos, no andar térreo, dá o tom para o brinquedo, que utiliza projeções encima de objetos reais para trazer os principais momentos da história de Branca de Neve à vida.
A primeira sala, toda decorada com lindas cortinas vermelhas e outros objetos que remontam a um castelo tradicional, traz atrás de um vidro um simples livro. Em instantes, as luzes se apagam e ele ganha vida, graças à projeção que faz com que elementos saem de dentro dele. Uma voz narra a todo momento, em mandarim, porém podemos perceber que é a introdução para o clássico conto de fadas recontado pela Disney na animação de 1937.
Em seguida, somos direcionados por uma grande escada até os próximos comôdos, no andar superior do castelo. A própria escada é uma parte do brinquedo, com estátuas esculpidas nas paredes de TODAS as princesas Disney até o momento (e como tem princesa…). Veja algumas das mais lindas:
.
Branca de Neve na nossa frente
No segundo andar começamos a entrar efetivamente na história da Branca de Neve. O espelho da Rainha aparece para nos dá o panorama geral, falando de como a Rainha a odeia, manda o capitão matá-la, e tals. Em seguida, num efeito bem bacana, a parede ao nosso lado se transforma em porta e vamos para o próximo cômodo, dar de cara com Branca de Neve.
O poço e folhagens da foto acima são todos de verdade; a princesa é animada e vem para cantar um trecho de “Someday My Prince Will Come” em mandarim – impressionante como a voz é parecida com a original do filme. É uma mistura simples de efeitos práticos e visuais que resultam numa bela imagem.
Seguimos em frente, numa sala que nos leva até a floresta e os animais que fazem amizade com Branca de Neve. Novamente, todo o cenário é real e os bichos animados, interagindo com a voz da princesa que enche a sala.
Brincando de magia
Está tá tudo lindo e maravilhoso até que, finalmente, a Rainha entra em cena. Na sala mais interativa da atração, enquanto a bruxa explica seu plano, vemos seu caldeirão à nossa frente saindo fumaça e mudando de cor conforme o feitiço da maça é feito. Os visitantes podem tocar e sentir a fumaça o tempo todo, confira no vídeo que gravamos lá:
Ainda há tempo de mais uma música (“Whistle While You Work”, com Branca de Neve arrumando a casa com ajuda dos animais), até o grand finale. A princesa está em sono profundo após morder a tal maça enfeitiçada. O príncipe chega, a beija, e ela se levanta, e todos vivem felizes para sempre!
A atração não acaba por aí. Depois de sair da última sala, os visitantes são levados por corredores dentro do Enchanted Storybook Castle que proporcionam vistas únicas do castelo. Incluindo de um lindo lustre, e que só pode ser visto de perto por quem vai na “Once Upon a Time” Adventure
E vale a pena?
Como muitas atrações que querem recontar a história de um longa, a “Once Upon a Time” Adventure se atem a alguns dos momentos da trama. Confesso que senti falta dos Sete Anões, que mal aparecem e parecem terem sido deixados de lado em detrimento dos animais da floresta, estes sim com mais tempo de brinquedo do que mereciam.
Mas, apesar de um tanto simples, é um grande avanço para a Disney. O parque original, Disneyland, tem sua versão menos trabalhada de uma walkthrough (lá é da dona do castelo, Bela Adormecida), e é interessante que haja essa preocupação de tornar os castelos dos parques mais do que meros símbolos para fotos.
Dá para conferir alguns dos melhores momentos da “Once Upon a Time” Adventure no nosso canal do YouTube. Temos esta e outras atrações do Shanghai Disneyland Park na playlist “Parkaholic na Ásia”.
- 13 de October de 2016
- Branca de Neve, Branca de Neve e os Sete Anões, China, Disney, Enchanted Storybook Castle, Fantasyland, Shanghai Disneyland, Shanghai Disneyland Park, Xangai