By 

Vale a pena conhecer a Hong Kong Disneyland?


Hora de fazer uma escolha. Você pode passar a vida inteira odiando a Disney por construir três resorts lá longe na Ásia, do outro lado do mundo, ou pode ver isso como uma oportunidade de visitar essa parte do mundo e aproveitar para visitar mais de um resort Disney de uma só vez. Melhor viver sem rancor e optar pela segunda opção, não é mesmo? Pelo menos foi o que eu fiz – e não me arrependo!

O primeiro resort construído na Ásia foi o Tokyo Disney Resort, em 1983, e ele é um sucesso desde a inauguração. Ano após ano é eleito o melhor resort Disney pelos visitantes e, por isso, seus dois parques estão há tempos no Top 5 entre os mais visitados do mundo. Duas décadas depois, em 2005, foi inagurado o Hong Kong Disneyland Resort, e, por fim, o Shanghai Disney Resort, em 2016. Até o momento, ambos só possuem um parque e alguns hotéis em seu complexo, e a empresa não tem planos futuros de ampliar estes resorts – somente com algumas áreas novas dentro dos parques já existentes.

Em 2016, quando programei minha primeira viagem para a Ásia em função da inauguração da Shanghai Disneyland, logo pensei na possibilidade de incluir os outros resorts no roteiro. E tive que acabar optando por não visitar o de Tóquio, apesar de mais famoso e bem-conceituado. A razão pela qual escolhi o Hong Kong Disneyland Resort foi simples: eu tinha menos de uma semana para ir a outro lugar fora da China continental e não queria visitar o Japão com pressa. Espero voltar um dia e visitar o país da melhor maneira, incluindo muitos dias no Tokyo Disney Resort (o último da Disney que me falta no mundo) e, também, o parque Universal Studios Japan, em Osaka.

Visitando Hong Kong

De volta à minha viagem, lá estava eu, em Hong Kong, para uma visita de quatro dias. Chegar lá de Xangai foi fácil. Há muitos voos de baixo custo entre as duas cidades, e Hong Kong é uma cidade bem conectada. Você chega ao aeroporto e vai direto para a área principal da cidade em um trem de alta velocidade.

Infelizmente, diferente da China Continental, Hong Kong é um lugar caro. Muito caro. Não foi fácil encontrar uma acomodação barata lá – os hotéis da Disney eram proibitivos em termos de preço – e, durante meu dia de passeio pela cidade, gastei muito dinheiro em transporte e refeições apenas para dar uma voltinha pela famosa baía da cidade.

Uma ótima opção em Hong Kong para os parkaholics como eu – e que não vai estourar seu orçamento – é conferir o outro parque temático de Hong Kong. O Ocean Park é uma mistura do SeaWorld com Six Flags, e o único parque do mundo que, recentemente, teve mais visitantes do que um parque Disney localizado em sua proximidade. Embora não tenha atrações premium, ele tem uma boa seleção de brinquedos radicais aliado a áreas com animais em exibição.

Seu grande trunfo, porém, é o visual. Definitivamente é o cenário mais bonito que eu vi em um parque temático, já que está localizado ao redor e encima de uma montanha. Pense no layout de dois andares do Universal Studios Hollywood, multiplique sua área por dez e preencha com muito mais natureza, e você terá algo próximo da lindíssima paisagem do Ocean Park.

Veja como foi a minha visita ao Ocean Park em 2016:

E a Hong Kong Disneyland?

Finalmente chegou o dia da minha visita à Hong Kong Disneyland! Quem já leu um pouco sobre o passado dos parques Disney sabe que este complexo tem, juntamente com a Disneyland Paris, uma das histórias mais problemáticas. Nunca atingiu todo o seu potencial e está constantemente lutando contra números baixos de visitantes e lucro abaixo do esperado. Estava curiosa para ver se conseguia entender o porquê disso ao longo de uma visita de dois dias.

Pra começar, é preciso deixar claro que a Hong Kong Disneyland é minúscula. Mesmo. É o menor parque em área dentre os de estilo Magic Kingdom no mundo, e faltam atrações e opções gastronômicas para transformá-lo em uma visita de mais dias. Eu quis fazer em dois dias para ter tempo de sobra para cobrir todos os aspectos do parque aqui para o Parkaholic, mas a verdade é que você poderá fazer a maior parte dele em somente um dia de visita.

É parecido com o da Disneyland, mas não deixa de ser lindo, né?

Logo de início dá para perceber que estão faltando algumas atrações clássicas que esperamos dos parques tipo Magic Kingdom. Não há Peter Pan’s Flight, Pirates of the Caribbean ou Splash Mountain. Os clássicos que estão aqui, como o it’s a small worldThe Many Adventures of Winnie the Pooh, não foram atualizados e são versões quase idênticas as que se encontra em outros parques Disney.

Isso significa que você não deveria considerar uma visita à Hong Kong Disneyland? Jamais! E por duas razões: as atrações Mystic Manor e Big Grizzly Mountain Runaway Mine Cars, exclusivas deste parque e DUAS DAS MELHORES ATRAÇÕES DISNEY NO MUNDO! 

Ambas foram concebidos como uma forma de atrair mais visitantes para o parque alguns anos após a sua abertura, e cada uma é a estrela de sua respectiva área. A Big Grizzly é o foco da área Grizzly Gulch (um tipo de Frontierland da Hong Kong Disneyland), enquanto a Mystic Manor fica na área ao lado, a Mystic Point.

Big Grizzly Mountain Runaway Mine Cars

A Big Grizzly Mountain Runaway Mine Cars (dá para acreditar no tamanho do nome desta atração?) é uma montanha-russa incrivelmente temática, como só a Disney poderia ter projetado. Ela dosa a quantidade certa de adrenalina, elementos de dark ride e magníficos Audio-Animatronics. Eu me apaixonei de primeira, sério. Posso afirmar facilmente que é tão incrível quanto a mais vizinha mais famosa, a TRON Lightcycle Power Run na Shanghai Disneyland, com a vantagem adicional de não só ter aceleração, mas uma seção onde o veículo vai para trás também. Pense numa Expedition Everest do Animal Kingdom, com ainda mais emoção.

Mystic Manor

Mystic Manor é outro trabalho arrebatador dos Imagineers, que entregam uma atração cativante sem qualquer franquia famosa à lá Star Wars ou Harry Potter por trás. A dark ride gira em torno de uma história inédita, encabeçada pelo Lord Henry Mystic, sujeito tipo Indiana Jones que viajou grande parte de sua mundo afora em busca de artefatos exóticos. Agora os visitantes são convidados a conhecer sua supreendente coleção, hospedada dentro da própria mansão do Lord. Mal sabem que vão se deparar com uma mega aventura durante a tal visita; os tais artefatos exóticos ganham vida, tudo porque o amigo de Henry, o fofíssimo macaco Albert, toca em uma antiguidade amaldiçoada.

É uma atração caótica, confusa e incrivelmente divertida pela mansão, acompanhada por alguns dos melhores efeitos visuais. Certeza que você vai precisar ir mais de uma vez para dar conta de absorver tudo que ela tem a oferecer – e vai sair com a musiquinha presa na cabeça.

Sinta um gostinho da incrível Mystic Manor:

Eu poderia facilmente voltar à Hong Kong Disneyland só para ficar andando nestes dois brinquedos o dia todo. Mas ainda há algumas atrações que complementam o passeio. Como por exemplo a exclusiva Fairy Tale Forest, um labirinto encantado na Fantasyland, populado pelas princesas Disney, e a versão com upgrade de Jungle Cruise, com um grand finale envolvendo uma feroz batalha entre os deuses do fogo e da água.

E o futuro do parque promete. A Disney sabe que o jogo não está ganho em Hong Kong, e não para de trazer novidades para o resort. Desde a minha visita em 2016, o parque abriu a primeira atração Disney-Marvel do mundo, o simulador Iron Man Experience. No futuro próximo, também abrirá duas áreas dedicadas à Frozen e à Marvel e, na primeira vez em sua história, a empresa expandirá o atual castelo do parque, tornando-o mais alto do que nunca.

O veredito? Há, sim, muitas razões para considerar incluir o Hong Kong Disneyland Resort em sua viagem se você for para a Ásia. Ainda acho os vizinhos Shanghai Disney e Tokyo Disney Resort mais interessantes, mas ele está muito longe de ser uma opção ruim! Não esqueça do menor resort Disney na sua próxima viagem…

 


VEJA TAMBÉM

Tudo sobre os castelos dos parques Disney
February 09, 2018
Atração de Homem-Formiga substitui Buzz Lightyear na Hong Kong Disneyland
August 08, 2017
Parques temáticos mais visitados em 2016
June 02, 2017
Mystic Manor (Hong Kong Disneyland – Mystic Point)
May 04, 2017
Conheça a sociedade secreta dos parques Disney, espalhada por todo o mundo
May 04, 2017
Quem são os donos dos parques Disney no mundo
April 05, 2017
Hong Kong Disneyland terá Marvel Super Hero Event em 2017
March 13, 2017
Uma homenagem de Valentine’s Day às coisas que amo nos parques temáticos
February 14, 2017
Iron Man Experience abre oficialmente na Hong Kong Disneyland
January 20, 2017

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *