By 

TOP 5 – As atrações que mais sentimos falta no Universal Studios


Os parques temáticos passam por muitas reformulações ao longo dos anos, e muitas vezes os visitantes devem dar adeus a uma de suas atrações preferidas, que será substituída por algo mais moderno.

O Universal Studios com certeza é o campeão nesse quesito. Normalmente por conta da falta de espaço em seus parques dos Estados Unidos na costa leste e oeste, a empresa substituiu dezenas de atrações nas últimas décadas. Somente no Universal Studios Florida, por exemplo, há apenas UMA atração presente desde a inauguração em 1990 – a E.T. AdventurePara efeito de comparação, a Disneyland tem dez brinquedos funcionando no parque até hoje, sessenta anos após sua inauguração!

Veja as atrações dos parques Universal Studios em todo o mundo que marcaram época e fazem bastante falta.

5- Battle of Galactica

Battle of Galactica

Os fãs de Battlestar Galactica devem saber que o seriado de ficção científica é uma refilmagem de uma série que foi ao ar no final dos anos 70. Por conta do seriado original, entre 1979 e 1992 a produção era uma das paradas do Studio Tour no Universal Studios Hollywood, assim como hoje temos cenas decidadas à Velozes e Furiosos, King Kong, Jurassic Park, entre outros.

Conhecido como Battle of Galactica, a cena colocava os visitantes dentro do tram em meio a uma elaborada batalha entre humanos e cilônios em uma nave espacial. A mistura entre ação com atores e Audio-Animatronics foi muito inovadora à época, já que era a primeira vez que a tecnologia era usada fora dos parques Disney. O prédio da atração foi retirado do tour, para dar espaço para a Back to the Future: The Ride e, posteriormente, The Simpsons Ride.

 

4- Biohazard: The Real

Biohazard

Biohazard é o nome da franquia de games e filmes Resident Evil no Japão. Nessa atração temporária do Universal Studios Japan em 2013, os visitantes eram recrutados por policiais para ajudar na luta contra os zumbis que tomaram conta da cidade de Raccoon City.

A atração começava numa sala onde todos recebiam suas próprias armas – falsas, mas com uma cara bem realista – e um sensor de pulso que checava se seu sangue estava contaminado pelo vírus. Aí era hora de ir à luta! Atores encarnavam os zumbis num elaborado cenário da cidade, hospital, e outras locações que todo fã da franquia reconheceria em um instante. Por fim, os visitantes eram direcionados ao centro de pesquisa Umbrella, local de onde saiu o vírus.

No fundo, a Biohazard: The Real se passava inteiramente dentro de um teatro, e os atores vestidos de zumbi interagiam aos tiros dos visitantes de maneira espontânea. A cada visita, era como se fosse experiência nova, em que ninguém sabe ao certo se irá “sobreviver” até o final. 

O brinquedo fez tanto sucesso que ganhou uma segunda temporada, nos meses de agosto e setembro de 2014.

 

3- Back to the Future: The Ride

Back to the Future

A atração foi a resposta do Universal Studios Florida ao simulador Star Tours, que havia acabado de inaugurar no Disney-MGM Studios (hoje Disney Hollywood Studios). Ele, inclusive, rendeu uma rixa saudável entre os melhores amigos George Lucas e Steven Spielberg, este até hoje consultor dos parques Universal Studios. Lucas afirmava que somente a Disney era capaz de fazer algo tão inovador e tecnologicamente avançado para a época. Spielberg, então, incitou a concorrente a correr atrás e fazer algo ainda melhor. O resultado foi ótimo para os visitantes, que tinham opções excelentes de simuladores nos dois parques.

O brinquedo, inaugurado na Flórida em 1990, era um enorme simulador. Os visitantes entravam em réplicas perfeitas do carro DeLorean e viajavam para o passado e futuro em um filme inédito filmado para o parque, com a presença de Doc Brown.

Nos anos seguintes, a Back to the Future: The Ride também foi parar nos outros dois parques Universal Studios do mundo, na Califórnia e Japão (o de Cingapura foi aberto somente em 2011). Ela deu lugar à The Simpsons Ride em 2007 tanto no Universal Studios Florida quanto no Universal Studios Hollywood, e resistiu bravamente no Universal Studios Japan até 2016. Lá, porém, ela deu lugar à versão japonesa da Despicable Me: Minion Mayhem. 

 

2- Alfred Hitchcock: The Art of Making Movies

Alfred Hitchcock

A ideia inicial do parque Universal Studios Florida era mostrar aos visitantes a magia por trás dos filmes; os bastidores e truques das filmagens, utilizando clássicos do próprio Universal Studios e seus parceiros como exemplo. A atração Alfred Hitchcock: The Art of Making Movies era o perfeito exemplo disso, ao relevar alguns dos segredos do mestre Alfred Hitchcock em seus filmes.

Na primeira parte, um aterrorrizante filme 3D colocava centenas de pássaros atacando os visitantes, à lá a obra-prima Os Pássaros. Em seguida, os visitantes entravam num cenário de Psicose, uma réplica realista do Bates Motel e da casa ao lado. Neste ambiente, a famosa cena do chuveiro era reencenada com todos seus detalhes, incluindo uma aparição nada amigável da “mãe assassina” e sua longa e afiada faca – confesso que perdi muitas noites de sono na infância por conta destes dois momentos da atração…

Por fim, os visitantes entravam num enorme salão, cheio de opções interativas sobre mais clássicos do cineasta. Entre elas, era possível mais detalhes de filmes como Janela Indiscreta, Um Corpo que Cai e Pacto Sinistro, e até mesmo participar da regravação de uma cena icônica de Sabotador – filme menos conhecido de Hitchcock, um ótimo thiller de espionagem! 

Perfeita para cinéfilos e amantes do cinema em geral, ela perdeu seu espaço de destaque próximo à entrada do parque para a Shrek 4-D em 2003.

 

1- Kongfrontation

Kongfrontation

Maior Audio-Animatronic do mundo até então, King Kong era a grande estrela dessa atração no Universal Studios Florida. Ela era um dos destaques no parque na inauguração em 1990, uma expansão da cena com o gorilão que acontecia durante o Studio Tour em Hollywood.

Num gigantesco prédio na área New York, os visitantes entravam em trens suspensos para passear pela cidade de Nova York recém-destruída pelo gigantesco macaco, que tinha acabado de escapar. Ele logo aparecia em cena, duas vezes: uma gritando na nossa frente – e soltando um bafo de banana que realmente tinha cheiro! –, a outra agarrando nosso trem, que era jogado para cima e para baixo.

Aterrorrizante e incrível, a atração demorou meses após sua inauguração para funcionar sem problemas. O esforço valeu a pena, já que a Kongfrontation tornou-se um ícone do parque. Fãs revoltados reclamaram em vão quando, em 2002, o King Kong deixou o parque para dar lugar para a montanha-russa Revenge of the Mummy. Felizmente, hoje ele pode ser visto de novo numa outra atração, totalmente nova, no parque vizinho Islands of Adventure.

 

Menções honrosas

É sempre uma tarefa um tanto ingrata escolher um Top 5. Neste caso, os brinquedos que quase entraram na lista foram a Jaws (1990 – 2012, Universal Studios Florida) – mas ele ainda pode ser visto rapidamente no Universal Studios Hollywood – e a Star Trek Adventure (1988 – 1994, Universal Studios Hollywood), em que os visitantes podiam literalmente vestir a roupa da série original Jornada nas Estrelas e fazer parte de um episódio, com opção de levar o vídeo da façanha para casa (pagando, claro).


VEJA TAMBÉM

As atrações em Orlando que estão presentes nos parques desde sua inauguração
August 21, 2017
Jogos Mortais retorna ao Halloween Horror Nights do Universal Studios
August 14, 2017
TOP 5 – Parques Disney que nunca saíram do papel
August 13, 2017
Universal Orlando Resort anuncia datas do Mardi Gras 2018
August 02, 2017
Dragon Challenge vai ser substituída por nova atração de Harry Potter
July 24, 2017
Ingressos para o Halloween Horror Nights 2017 do Universal Orlando Resort estão à venda
June 12, 2017
Mario Kart na Super Nintendo World
Mario Kart será atração da área Super Nintendo World no Universal Studios Japan
June 08, 2017
Alimentação em Springfield U.S.A. (Universal Studios Hollywood)
June 07, 2017
Universal Studios Hollywood terá nova atração de Kung Fu Panda e loja da Hello Kitty
June 05, 2017

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *