By 

Voyage to the Crystal Grotto (Shanghai Disneyland – Fantasyland)


Tipo: passeio de barco
Duração: 10 minutos
Tamanho das filas: médio
Filas especiais: nenhuma
Termômetro do medo: 0 de 5
Possibilidade de ficar molhado: 0 de 5

À primeira vista, os fãs de it’s a small world vão chiar quando descobrirem que a atração não faz parte da Shanghai Disneyland. Mas esta decisão não foi tomada em vão. A clássica atração da Fantasyland foi substituída por outro passeio de barco, e uma excelente adição ao line-up dos parques Disney.

Voyage to the Crystal Grotto é uma viagem por diversas animações da Disney. O passeio acontece, na maior parte do tempo, ao ar livre, levando os visitantes por cenários magníficos, cheios de natureza, enquanto navegamos pelo riacho que povoa a Fantasyland deste parque. A atração também nos leva ao interior do castelo Enchanted Storybook Castle – um detalhe que faz toda a diferença para os parkaholics, que finalmente têm a chance de ver uma atração passeando por dentro de um castelo Disney.

Uma viagem pelo mundo Disney

Logo na entrada, os visitantes embarcam em barcos grandes, projetados para cerca de vinte pessoas. Eles se assemelham às embarcações do Jungle Cruise, com a parte superior coberta e a chance de você se sentar nas fileiras à esquerda, direita ou meio (não sente nesta se puder evitar, é a pior!). No entanto, o pequeno show estilo stand-up comedy, feito pelos cast members no Jungle Cruise, é reservado apenas para o icônico brinquedo da Adventureland. Na Voyage to the Crystal Grotto, os cast members não participam da ação – eles são apenas responsáveis ​​por manter os barcos navegando nos trilhos debaixo d’água.

Este é um passeio suave, sem grandes emoções. Estamos cercados pela natureza, com árvores e flores por todo lugar, meio que a esconder o que veremos em seguida. Então, quando uma música começa a tocar após poucos minutos de navegação, temos uma grata surpresa à esquerda; é hora do passeio de verdade começar. Estamos cara-a-cara com uma encantadora fonte estrelada pela Bela e a Fera, dançando juntos ao som da canção “Be Our Guest” (em uma versão instrumental). Ao lado do casal, outros personagens do filme aparecem: Lumière, Cogsworth e Mrs. Potts. Completam a cena jatos de água, cuspindo água para o alto ao ritmo da música. É simples, porém fofo e encantador, bem à lá Disney. Tudo o que esperamos ver em uma atração da Fantasyland.

Continuamos desfrutando de mais cenas inspiradas por outras animações. Em seguida, vem Aladdin. “Friend Like Me” começa a tocar (sempre numa versão instrumental) e logo vemos Aladdin esfregando a lâmpada dourada e o surgimento do excelente Gennie no meio de uma cena recheada de tesouros ao redor, como se estivéssemos junto com eles na Caverna das Maravilhas de Agrabah. O barco vira mais uma vez, e o próximo pequeno “show” na atração é inspirado pelo segmento mais famoso de Fantasia; Mickey cercado pelas “baby vassouras”, todas limpando sua bagunça. A trilha sonora aqui é “The Sorcerer’s Apprentice”, escrita por Paul Dukas e transformada em um clássico Disney graças ao seu constante uso nos brinquedos e shows dos parques da empresa – ainda bem, já que se trata de uma composição maravilhosa.

A próxima parte retrata a cena mais conhecida de Enrolados. Rapunzel e Flynn Rider curtem o Festival das Lanternas e cantam “I See the Light” um para o outro. É interessante como os jatos d’água são utilizados de diferentes maneiras, proporcionando efeitos distintos. Nesta parte, eles estão impulsionando as lanternas para cima, para nos dar a impressão de que elas estão na verdade flutuando no céu. São realmente momentos simples, porém encantadores. Depois é a vez de Mulan, merecidamente uma das estrelas da Shanghai Disneyland. Com a incrível (e subestimada) canção “Reflection”, vemos a princesa da Disney em um típico jardim chinês, acompanhado por seus amigos Mushu, o dragão e Khan, o cavalo.

A última cena desta primeira parte ganhou duas músicas. A Pequena Sereia é representada por Ariel sentada no meio de uma concha, cercada por criaturas do mar e seus amigos Sebastian e Linguado. Quando nos aproximamos da fonte, primeiro ouvimos “Under the Sea”, depois “Part of your World”.

Dentro do castelo

Hora do grande final. Pela primeira vez na história dos parques Disney, um passeio que não é um walkthrough leva os visitantes para dentro do castelo. Os Imagineers construíram um túnel subterrâneo embaixo do Enchanted Storybook Castle; uma espécie de pequena caverna. Navegamos por este túnel, enquanto projeções e músicas são utilizadas para mostrar as mesmas cenas que acabamos de testemunhar na primeira parte agora projetadas nas paredes do local. A Pequena Sereia, Aladdin, Mulan, tudo é projetado como num cinema inusitado dentro da caverna.

No final das contas, a Voyage to the Crystal Grotto é o brinquedo mais inesquecível e espetacular da história, e o que os castelos Disney mereciam depois de tanto tempo negligenciados neste quesito? Não, não é. Mas é um ótimo primeiro passo. Desejo mesmo que o próximo castelo (se houver um n futuro próximo) tenha a magnífica atração que todos esperamos dentro dele.

É importante ressaltar que 90% do brinquedo é ao ar livre. A configuração e tudo o que descrevemos antes mudam significamente se você for na atração em um dia ensolarado ou nublado, durante a manhã ou à noite. Fui burra de não ir na atração à noite e me arrependo muito, pois ela tem esplêndidos efeitos de iluminação, particularmente na cena com as lanternas de Enrolados.

Com uma localização privilegiada, no meio da área e grudada no brinquedo Peter Pan’s Flight, Voyage to the Crystal Grotto costuma ter filas de média duração.

Confira a atração na íntegra no nosso canal do YouTube:


VEJA TAMBÉM

Como a Disney usa o Big Data para melhorar a experiência dos visitantes
September 20, 2017
As atrações em Orlando que estão presentes nos parques desde sua inauguração
August 21, 2017
Disney Hollywood Studios ganha preview center de futuras atrações, no lugar da One’s Man Dream
August 14, 2017
TOP 5 – Parques Disney que nunca saíram do papel
August 13, 2017
Roaring Rapids (Shanghai Disneyland – Adventure Isle)
August 10, 2017
Atração de Homem-Formiga substituiu Buzz Lightyear na Hong Kong Disneyland
August 08, 2017
Magic Kingdom recebe montanha-russa de TRON para aniversário de 50 anos
August 04, 2017
Mission: SPACE reabre no Epcot com nova experiência de voo
August 03, 2017
Disney California Adventure: áreas da Marvel e Pixar confirmadas no parque
July 16, 2017

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *