By 

Tudo sobre os castelos dos parques Disney


Símbolo dos parques Disney, os castelos são sem dúvida um grande chamariz para os visitantes. Nessas décadas trabalhando com parques temáticos cansei de ouvir de pessoas, às vésperas de sua primeira viagem para Orlando, que seu sonho era mesmo ver de perto o castelo do Magic Kingdom. Confesso que não me lembro da minha primeira vez, aos quatro anos (infelizmente…), mas me lembro direitinho da emoção de presenciar ao vivo a beleza que é o Enchanted Storybook Castleo novíssimo castelo da Shanghai Disneyland! E realmente espetacular e vale cada minuto de ansiedade por este momento.

Atualmente, existem três estilos diferentes desta construção, espalhados por seis parques Disney no mundo. Além do visual atrativo que conhecemos – e amamos -, alguns deles possuem restaurantes, lojas, exposições e até atrações em seu interior e nos arredores. O Parkaholic analisa a fundo cada um deles abaixo.

1- A Bela Adormecida

O longa de 1959 é a inspiração para castelos em três parques temáticos Disney. Além desta inspiração, todos seguem também o estilo do icônico castelo Neuschwanstein, localizado próximo à Munique, na Alemanha. Não se tratam de cópias idênticas, mas é possível perceber de cara as semelhanças entre as construções Disney e o original alemão, em especial na disposição das torres na parte superior.

  • Disneyland Park (Califórnia, Estados Unidos)

 

O castelo que originou tudo. Inaugurado junto com a Disneyland em 1955, o Sleeping Beauty Castle sempre foi utilizado como o símbolo do parque e funciona como a “porta de entrada” oficial dele. Sim, é possível acessar as áreas laterais sem passar por ele. Mas o sonho de quase todo visitante é cruzar seu interior para chegar até a Fantasyland do outro lado.

Seu tamanho, porém, acaba decepcionando muita gente. Bem menor do que o de Orlando, ele possui apenas 23 metros de altura – muito por conta dos terremotos que assolam a região. Para parecer um pouco maior, elementos de perspectiva forçada foram usados durante sua construção; a base é maior e o topo, menor, enganando nossa visão. O efeito é tão eficaz que acabou sendo utilizado em todos os outros castelos Disney.

Um detalhe interessante é o fosso ao seu redor, artíficio que também se repete em outros parques. A ponte que faz a ligação do Sleeping Beauty Castle com a parte da frente funciona de verdade, e pode ser levantada, como nos castelos de verdade.

No início, o Sleeping Beauty Castle servia somente como uma fachada, sem nada dentro. Dois anos depois de sua abertura, porém, ele recebeu a primeira modificação; a inclusão de uma atração walkthrough em que os visitantes viam a história de A Bela Adormecida recontada em lindos murais ao longo do passeio. Em 1977 estes murais passaram por uma extensa modificação, ficando mais parecidos com as famosas vitrines animadas da Main Street – permanecendo desta maneira até 2001, quando o castelo fechou para visitação (dizem os rumores, por questões de segurança após o atentando de 11 de setembro).

Felizmente o walkthrough foi reaberto em 2008, seguindo a mesma linha dos murais originais dos anos 50. É um passeio encantador e tranquilo pelo interior do castelo que vale a visita, e algo que o Magic Kingdom de Orlando não oferece. O Parkaholic recomenda!

  • Hong Kong Disneyland (Hong Kong)

 

Em 2005 a Hong Kong Disneyland foi inaugurada trazendo uma cópia exata do castelo de Anaheim – porém sem nada em seu interior além de lojas. Menos de vinte depois, já não é mais possível conhecer este castelo. Num movimento inédito na história da empresa, o castelo foi fechado no dia 1o de janeiro de 2018 e vai ser totalmente reformulada, para ganhar uma cara nova.

A reconstrução do prédio vai custar 1,4 bilhão de dólares; ela irá aumentar a altura do castelo e refazer toda sua fachada a tempo das celebrações de 15 anos do parque (em 2020). A ideia é que o castelo não seja mais inspirado somente por A Bela Adormecida. No futuro serão trezes princesas que farão parte dele: Branca de Neve, Cinderela, Aurora (A Bela Adormecida), Ariel (A Pequena Sereia), Belle (A Bela e a Fera), Jasmine (Aladdin), Pocahontas, Mulan, Tiana (A Princesa e o Sapo), Rapunzel (Enrolados), Mérida (Valente), Moana, e Anna e Elsa (Frozen)As inspirações estarão espalhadas na nova estrutura, tanto na nova área de fosso que está sendo construída até no interior do castelo – as novas torres, por exemplo, terão decorações que remetem à maça da Branca de Neve e à rosa de A Bela e a Fera. 

Como parte da transformação do castelo, os visitantes da Hong Kong Disneyland vão ganhar uma Bibbidi Bobbidi Boutique dentro dele, e um novo palco ao ar livre na parte externa, onde será realizado um novo show diurno e noturno.

  • Disneyland Paris (Paris, França)

 

Disneyland Paris – então conhecida como EuroDisney – abriu com uma versão totalmente inédita do castelo de A Bela Adormercida em 1992. Uma vez que a Europa é o lar de todos os castelos que inspiraram os prédios nos primeiros parques da Disney, os Imagineers tiveram que repensar tudo que havia sido feito até então. Muitos conceitos diferentes foram então criados até se chegar no que conhecemos hoje.

O castelo já se diferencia de sua inspiração original na Califórnia pelo tamanho. O Le Château de la Belle au Bois Dormant tem 51 metros de altura, mais que o dobro do original na Califórnia. O visual também é bem diferente. As cores se mantém quase as mesmas, mas a estrutura do prédio em si muda totalmente, com mais torres, dispostas de outra maneira.

Além de lindo (o mais bonito do mundo, na minha opinião), o Le Château de la Belle au Bois Dormant tem duas atrações simples, porém extremamente interessantes em seu interior. Ambas são atrações no estilo walkthrough. A primeira é similar ao que a Disneyland oferece; os visitantes sobem um lance de escadas localizado no corredor principal e podem subir ao segundo andar do castelo para curtir uma versão adaptada do walkthrough contando a história de A Bela Adormecida. Saem os murais do original e entram vitrais e tapeçarias. Dica: depois de apreciar a história, a saída é pelo segundo andar e é possível dar uma “espiada” na estrutura que o parque para sua queima de fogos noturna (a gente mostrou lá no nosso YouTube, a partir de 4m30s).

O segundo walkthrough é ainda mais especial. O castelo tem um morador bem especial, que vive abaixo dele numa espécie de caverna. É o dragão estrela da atração La Tanière du Dragon (“O Covil do Dragão). É basicamente um gigantesco dragão que fica dormindo ao longo do dia e, a cada poucos minutos, acorda para amedrontar aqueles que ousam acordá-lo. É bota gigante nisso! É um dos maiores Audio-Animatronics do mundo, perfeito em seu movimentos, olhando e encarando os visitantes por alguns minutos de terror – pelo menos para as crianças menores.

Veja o maravilhos dragão da Disneyland Paris em funcionamento (a partir dos 40s):

Assim como outros castelos, o  Le Château de la Belle au Bois Dormant já passou por diversas pequenas reformas ao longo de sua história. Uma das mais significativas aconteceu em 2011, quando ele foi restaurado, recebeu uma paleta de cores nova e iluminação LED multicolorida, e a janela superior foi substituída por portas que se abrem para revelar um LED especial no interior. O fosso ao seu redor também ganhou um upgrade, com fontes de água. Tudo por conta do show noturno Disney Dreams, inaugurado em 2012. A nova estrutura é utilizada até hoje, no show atual Disney Illuminations. 

2- Cinderela

Este castelo no estilo gótico foi o segundo estilo a ser construído para um parque temático da Disney. Para inspiração, os Imagineers utilizaram tanto o castelo do desenho da Cinderela quanto elementos dos palácios franceses de Fontainebleau e Versalhes. A estrutura mais alta também é “guardada” por uma série de gárgulas em torno de suas torres.

  • Magic Kingdom (Orlando, Flórida)

 

O parque temático mais visitado do mundo tem também o castelo Disney mais famoso do mundo. Com 56 metros de altura, é o segundo mais alto do mundo depois do castelo da Shanghai Disneyland

Falamos em detalhes sobre o Cinderella Castle do Magic Kingdom no post dedicado sobre ele aqui no Parkaholic:

Cinderella Castle (Magic Kingdom – Fantasyland)

  • Tokyo Disneyland (Tóquio, Japão)

 

O único outro castelo inspirado por Cinderela fica no Japão. O terceiro parque temático da Disney – e primeiro fora dos Estados Unidos – tem muita semelhança com o Magic Kingdom na Flórida, e o castelo é mais uma delas.

Inaugurado em 1983, a versão da Tokyo Disneyland é um pouco mais baixa do que o original (51 versus 58 metros). Entre 1986 e 2006, ele tinha uma atração bem diferente chamada Cinderella Castle Mystery Tour. O walkthrough levava os visitantes por um passeio pelas cavernas escuras e assustadoras embaixo deste Cinderella Castle. Durante o passeio, acabavam encontrando recriações de cenas famosas de desenhos Disney estreladas por vilões como a Malévola (A Bela Adormecida) e Chernabog (Fantasia).

As coisas ficavam realmente assustadoras quando, na cena final, eles ficavam cara a cara com um enorme Audio-Animatronic do personagem The Horned King (o vilão do hoje desconhecido filme O Caldeirão Mágico), que ameaça matar os visitantes (!) e usar o caldeirão para fazê-los se juntar ao seu exército. Dá uma olhada no que o vilão dizia em japonês:

“(Risadas do mal) Todos são bem vindos. Neste Caldeirão Negro, tudo no mundo é controlado. Não tenha medo. Tudo acabará em breve. Ninguém pode escapar daqui e você será sacrificado no Caldeirão Preto. Ah, o forno de Satanás … desperte e ressuscite os soldados da morte! Reconstrua um exército sem rivais! O Exército da Morte … se levanta! Os servos do diabo … vá e capture-os e jogue-os no caldeirão! Não deixe ninguém para trás! O Caldeirão quer mais corpos! (Risada do mal) Ninguém pode me destruir … O que é isso??! Capture aqueles tolos e dê de presente ao Caldeirão! “

Nem parece um parque Disney, não é? Por isso mesmo, depois da reclamação de alguns pais, o brinquedo chegou ao fim.

Hoje a aparência deste Cinderella Castle tem uma leve diferença em relação ao do Magic Kingdom. Em junho de 2006, ele foi pintado e agora tem detalhes em ouro, os telhados foram pintados com um tom diferente de azul, e a pedra das torres também, com um novo branco. Nada muito gritante, então há grandes chances de você visitar a Tokyo Disneyland é achar que ele é mesmo uma cópia igual do que conhecemos de Orlando!

3- Uma nova abordagem

A Disney resolveu sair da fórmula de castelo inspirado por um só filme em seu mais novo castelo. Ao invés de se concentrar em uma princesa, o novo modelo usa todas as princesas Disney como inspiração! Este movimento começou em 2016 com a Shanghai Disneyland, e está servindo como modelo para a reforma atual da Hong Kong Disneyland citada acima.

  • Shanghai Disneyland (Xangai, China)

 

O último castelo da lista faz parte do mais recente parque Disney no mundo, a Shanghai Disneyland. É o maior de todos, e ganhou um nome bem diferente: Enchanted Storybook Castle. Apesar de seguir um padrão estético parecidos com os anteriores – em especial na cores -, ele integra elementos chineses em sua arquitetura. O maior detaque é no topo, adornado com uma é coberto com uma peônia dourada, uma flor popular na tradição chinesa. Este é também o primeiro castelo em um parque Disney com várias entradas, de diferentes lados, facilitando a passagem por ele (já que a Disney espera receber um fluxo enorme de visitantes por ano no parque).

Mais do que um castelo, o Enchanted Storybook Castle também se tornou uma estrutura completa de lazer, já que em seu interior tem um restaurante, o Royal Banquet Hall, uma Bibbidi Bobbidi Boutique e, no salão principal bem no seu centro, estão lindos mosaicos que representam quatro princesas da Disney como as quatro estações do ano. A Tiana, de A Princesa e o Sapo, é a Primavera, A Rapunzel (Enrolandos) representa o Verão. A Merida (Valente) foi a escolhida para o Outono, e a dupla de Frozen Elsa e Anna, claro, para o Inverno. Ainda neste local, é possível contemplar um lindíssimo um candelabro dourado no teto. Num formato de estrela, ele casa muito bem com o restante do teto, todo enfeitado para parecer um céu noturno estrelado.

E não para por aí. Lá também ficam duas atrações exclusivas, que não existem em nenhum outro parque Disney no mundo. A primeira é um walkthrough e a outra é um brinquedo de verdade, um barco que passeia por um rio atrás do castelo e que corre também por seu interior!

Conheça as atrações deste castelo mais a fundo no Parkaholic:

Voyage to the Crystal Grotto (Shanghai Disneyland – Fantasyland)

“Once Upon a Time” Adventure (Shanghai Disneyland – Fantasyland)

Difícil escolher qual o castelo Disney mais interessante do mundo. E você, tem um preferido?

.

Fonte: Inside the magic 

VEJA TAMBÉM

Comemoração do Ano Novo Lunar em 2018
January 31, 2018
Ignite the Dream – A Nighttime Spectacular of Magic and Light (Shanghai Disneyland – Gardens of Imagination)
January 26, 2018
Disneyland Paris recebe o Marvel Summer of Super Heroes
January 22, 2018
Atração The Circle of Life encerra as atividades no Epcot
January 12, 2018
Marvel Universe (Shanghai Disneyland – Gardens of Imagination)
January 10, 2018
Parques Disney terão prévia de novo filme Uma Dobra no Tempo
January 02, 2018
Walt Disney World Resort expande Extra Magic Hours para hotéis regulares em 2018
December 30, 2017
A Disney comprou a Fox. Como ficam os parques?
December 27, 2017
Filme Up – Altas Aventuras ganha show no Animal Kingdom
December 12, 2017

2 Comentários

Gabriel
Reply 17 de fevereiro de 2018

Que legal conhecer cada castelo mais a fundo desse reino tão incrível que é a Disney! Adorei o post.

    Renata Primavera
    Reply 19 de fevereiro de 2018

    Obrigada, Gabriel!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *